Vereador Guilherme Sampaio demonstrou incômodo por não ter sido avisado sobre o interesse de Nelson nas eleições deste ano na Capital. Foto: Ascom/CMFor.

A exoneração do assessor de Relações Institucionais do Governo do Governo do Estado, o petista Nelson Martins, na semana passada, ainda está dando o que falar nos bastidores da política local. Alguns apostam que ele deve ser nomeado, brevemente, secretário da Casa Civil, no lugar de Élcio Batista, também exonerado na quinta-feira (04). Outros, porém, defendem que ele seja o nome de consenso do PT, na disputa pela Prefeitura de Fortaleza, no lugar da deputada federal Luizianne Lins.

O presidente do diretório municipal do PT, vereador Guilherme Sampaio, está autorizado pelas diversas correntes do partido, a conversar com o governador Camilo Santana, sobre até onde ele vai querer participar das discussões internas sobre a sucessão municipal. Depois dessa conversa, os dirigentes municipais do PT vão discutir a posição a ser adotada em relação a Martins.

No último encontro dos integrantes do diretório municipal do PT, no fim de semana passado, o nome de Nelson foi discutido rapidamente. No dizer de um dos participantes da reunião, estavam todos “atônitos” com a exoneração de Martins do secretariado do governador Camilo Santana, para participar da disputa pela Prefeitura de Fortaleza. Depois da conversa de Guilherme com Camilo o caso será discutido mais aprofundadamente.

Um grupo de petista, em maior número e barulhento, critica qualquer mudança no calendário interno do partido, alegando que em abril passado encerrou a etapa para registro de nomes para a disputa deste ano. Somente Luizianne Lins registrou interesse em concorrer à Prefeitura. De acordo com o cronograma do Partido dos Trabalhadores, a legenda tem até o dia 5 de julho para deliberar sobre candidatura própria ou não.

Na semana passada, o presidente municipal do partido, o vereador Guilherme Sampaio, demonstrou incômodo por não ter sido avisado sobre qualquer interesse de Nelson nas eleições deste ano na Capital. Acontece que o próprio Nelson, até o início da tarde do dia 04/06, não sabia que seria exonerado pelo governador Camilo Santana.

Um dos principais entusiastas de uma candidatura nova, e de conciliação, no PT de Fortaleza, o deputado Acrisio Sena, que chegou a defender pré-candidatura de Guilherme, agora é defensor do nome de Nelson Martins. Segundo ele, o ex-gestor deve iniciar um processo de discussão interna com todas as forças do partido, em busca de unidade. Uma tarefa bem difícil.

Questionado pelo Blog do Edison Silva sobre a manutenção do calendário interno do partido, Sena disse que em virtude da pandemia de coronavírus em Fortaleza é necessário rever algumas atitudes tomadas até aqui, dialogando com a executiva nacional e com o ex-presidente Lula.

“Toda decisão do diretório municipal está dentro do contexto nacional. Com certeza, vejo que se deva ter um diálogo com o Lula e com as forças políticas do Estado. Meu entendimento é que o nome do Nelson aglutina mais e consolida uma eventual aliança entre PT e PDT na Capital”, disse.

Ele destacou que o calendário precisa ser repensado, pois foi projetado dentro de uma pandemia. Lembrou ainda que o calendário das eleições deste ano pode ser mudado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que em sua avaliação, se faz possível discutir internamente com mais tempo.

“Esse debate vai se iniciar agora, até porque o governador estava muito envolvido com essa questão da epidemia. E quem deve tocar essa discussão com as alas do PT é o próprio Nelson” , disse Acrísio. Segundo ele, o gesto do governador foi para dentro do PT e também para fora, dialogando com o PDT. “O nome que pode trazer a união do campo popular e democrático, é o do Nelson. É essa a importância da escolha do nome dele”, defendeu.

Acrísio Sena, inclusive, iniciou “campanha” nas redes sociais em defesa do nome de Nelson. Ele tem compartilhado nomes de bancários que apoiam o nome do ex-assessor do Governo a prefeito de Fortaleza pelo PT.