Camilo Santana ao lado da cúpula local do PT e da presidente nacional, Gleisi Hoffmann. Foto: Divulgação.

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), em Fortaleza, o vereador  Guilherme Sampaio, ainda não conversou com o governador Camilo Santana sobre a posição do ex-assessor de Relações Institucionais do Governo, o petista Nelson Martins, no processo sucessório de Fortaleza do PT. Em reunião recente da executiva da legenda, ficou acertado que ele buscaria entendimento com Camilo sobre qual papel Martins teria no processo eleitoral na Capital cearense para que o diretório municipal tratasse da questão, mas o encontro ainda não ocorreu até o momento.

De acordo com Sampaio, o governador tem se dedicado à questão da pandemia, e que o diálogo só aconteceria em outro momento. Acontece que o PT de Fortaleza definiu como possível data para discussão sobre o nome da legenda o dia 28 de junho, ou seja, daqui a duas semanas. Vale ressaltar que, pelo calendário interno, somente a deputada federal Luizianne Lins registrou interesse em participar do pleito como candidata da sigla.

“O governador está se dedicando exclusivamente à pandemia, mas vamos fazer chegar até ele nossa disponibilidade para atualizarmos os informes sobre o processo em Fortaleza”, disse Guilherme Sampaio, que tenta diálogo com Camilo Santana junto com o presidente estadual do partido, Antônio Filho, o “Conin”. O dirigente da legenda no Estado afirmou ao Blog do Edison Silva que foi solicitado que fosse avisado ao chefe do Poder Executivo ao menos a situação atual do calendário eleitoral interno da legenda.

Defensor de candidatura própria na sigla petista, independente de nome, Conin informou que a exoneração de Nelson Martins do Governo foi uma demonstração clara do interesse de Camilo Santana em querer participar do processo no PT. Segundo disse, o Partido dos Trabalhadores tem todo interesse em ouvi-lo sobre as eleições deste ano na Capital.

“Acho que o governador vai definir uma agenda para que possamos conversar. A nossa disposição é conversar, sem muita pressão, até porque essa pandemia está demandando muito tempo dele. Na hora em que ele tiver tempo e cabeça nos colocamos à disposição dele. No momento em que ele quiser. Mas em primeiro lugar a defesa da vida”, destacou Conin.

De acordo com a assessoria do governador não está agendada qualquer reunião para tratar de discussões políticas neste momento. No entanto, Conin destacou que foi demandado a Guilherme Sampaio deixar Camilo Santana informado sobre o calendário interno da legenda. “Não sou só eu, mas o sentimento do PT é ter candidatura própria. Isso está mantido em nosso entendimento. Essa desincompatibilização não alterou o sentimento do PT de ter candidato em Fortaleza”, afirmou Conin.

Conforme foi mostrado pelo Blog do Edison Silva, Guilherme Sampaio está autorizado pelas diversas correntes do partido a conversar com o governador Camilo Santana sobre sua participação nas discussões internas a respeito da sucessão municipal. Depois dessa audiência, os dirigentes municipais vão discutir a posição a ser adotada em relação a Nelson Martins.

Conforme dissemos aqui, no último encontro dos integrantes do diretório municipal do PT, no fim de semana passado, o nome de Nelson foi discutido rapidamente. Depois da conversa de Guilherme com Camilo o caso deverá ser discutido mais aprofundadamente.

Somente Luizianne Lins registrou interesse em concorrer à Prefeitura. O cronograma inicial do Partido dos Trabalhadores dizia que a legenda teria até o dia 5 de julho para deliberar sobre candidatura própria ou não. No entanto, agora que todas as datas foram cumpridas há um indicativo de que o encontro municipal ocorra no dia 28 de junho, conforme Guilherme afirmou ao Blog.

Campo progressista

“A executiva ainda irá se reunir para deliberar sobre isso. O prazo final par sua realização é 5 de julho. O nosso grupo de trabalho eleitoral se reuniu nesta semana e na próxima se reunirá novamente para discutir o roteiro e formato desse encontro, em caráter virtual, a ser submetido à executiva do partido”.

O deputado Acrísio Sena tem sido um dos principais entusiastas do nome de Nelson Martins na disputa. Segundo ele, o petista é capaz de unir o campo progressista em Fortaleza. “É um nome que oferece aos partidos que compõem a base do governador Camilo em Fortaleza, a possibilidade de ampliar as chances de vitória e continuar à frente da quinta maior cidade do País. Trata-se de um militante histórico do PT, com ampla trajetória e experiência política, tanto no legislativo como no executivo”, defendeu em nota.

Unidade

Ainda segundo Sena, dentre as alternativas postas, Nelson é a que melhor reúne condições para cumprir a tarefa de unidade “para deter o avanço das forças de direita e conservadoras que se aliam em torno do bolsonarismo na Capital”. “É uma chance histórica de unir o campo democrático e popular e consolidar um projeto de enfrentamento das mazelas que afligem a vida do nosso povo, que sem sombra de dúvida crescerão no pós-pandemia”.

Para o petista, o momento exige diálogo, maturidade e determinação ao PT. “É preciso bom senso para decidirmos o melhor caminho a trilhar, sem fugir dos debates e com respeito aos processos democráticos”, concluiu.