Recentemente, a deputada Carla Zambelli, do PSL, demonstrou apoio a Wagner em Fortaleza. Foto: Reprodução/Facebook.

O pré-candidato a prefeito de Fortaleza, Capitão Wagner (PROS), por enquanto, é o pretenso postulante de oposição que tem conseguido atrair maior número de partidos ao seu projeto de Governo na Capital cearense. Com os recentes apoios de PMB e PMN, sobe para sete o número de legendas que devem dar sustentação a uma eventual candidatura do parlamentar.

Ele, porém, aguarda uma sinalização efetiva do PSL para sua postulação. A legenda, uma das maiores na Câmara Federal, poderá auxiliar no tempo de rádio e televisão durante a propaganda eleitoral, visto que as agremiações que sinalizaram apoio à candidatura dele pouco ajudam neste sentido.

No entanto, o presidente do PSL no Ceará, o deputado federal Heitor Freire, sustenta a tese de que o partido deva ter candidatura própria, sendo ele o postulante. A ideia poderia fortalecer o partido na disputa ao Legislativo na Capital, uma vez que o grêmio poderia contar com o chamado voto de legenda.

Atualmente, a sigla possui apenas um vereador em Fortaleza, Marcelo Lemos, que faz parte da base governista do prefeito Roberto Cláudio.

Recentemente, a deputada federal Carla Zambelli, do PSL de São Paulo, participou de  confraternização em Fortaleza que contou com a presença de Capitão Wagner. Bolsonarista ferrenha, Zambelli fez questão de sinalizar apoio a uma eventual candidatura do colega na Capital cearense.

Segundo o presidente do PMN, Reginaldo Moreira, a legenda está 100%  fechada com Capitão Wagner, faltando apenas a deliberação da executiva nacional, que é quem define as coligações do partido nos municípios. A sigla é mais uma aliada da gestão do prefeito Roberto Cláudio que decide se alinhar com a oposição ao Governo atual.

Fortaleza

“Durante oito anos estivemos no arco de aliança do Roberto Cláudio, agora é hora de avançar e de oxigenar Fortaleza com uma nova gestão, com novas ideias e reconstruir uma Fortaleza mais humana e voltada para periferia”, destacou Moreira, ressaltando que o PMN “é o partido mais à esquerda que apoia o Wagner”.

O coordenador político do PMB, o ex-vereador Welington Saboia, destacou que o partido deve anunciar no início de julho o apoio oficial à candidatura de Capitão Wagner. Segundo ele, a legenda estava alinhada à gestão de Roberto Cláudio, mas não teve qualquer participação no Governo. O partido vai para a disputa  à Câmara de Fortaleza com chapa completa, objetivando eleger até três vereadores.

Rompimento

No início do ano, conforme foi divulgado pelo Blog do Edison Silva, o presidente do Republicanos, o ex-deputado federal, Ronaldo Martins, anunciou o rompimento com a gestão de Fortaleza e o apoio a Wagner, o que pegou o prefeito de surpresa. Outros que já fecharam questão sobre apoio a Wagner foram o Podemos, Avante e o PSC, este último agora sob o comando da vereadora de Fortaleza, Priscila Costa.