Professor Anízio Melo durante ato de filiação à legenda comunista, em 2019. Foto: Divulgação.

Aparentemente, o Partido Comunista do Brasil, o PCdoB, está pensando em deixar de lado a fama de ser coadjuvante nas disputas da política local, pois resolveu apresentar o nome do sindicalista Anízio Melo como pré-candidato a prefeito de Fortaleza.

No entanto, conforme informou o presidente municipal da legenda, Franciné Cunha, a intenção do grêmio é estar unido com todos os partidos da chamada “frente ampla”, já no primeiro turno, para tentar barrar o que ele denominou de “avanço das forças reacionárias ligadas ao presidente Jair Bolsonaro”.

Na fim da tarde deste sábado (20), a legenda realizou um encontro com grandes medalhões do partido para anunciar, oficialmente, o nome de Melo como seu pré-candidato na Capital cearense. O sindicalista, até pouco tempo era presidente do Sindicato Apeoc, e membro histórico do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará, com mais de 30 anos de filiação à legenda petista. Em 2018, inclusive, foi candidato a deputado federal pelo PT.

De acordo com Franciné Cunha, o PCdoB não tem interesse em romper com a gestão do prefeito Roberto Cláudio, presidente do PDT de Fortaleza, e se possível for, conforme informou, participar da administração da Capital até o último dia do Governo Municipal. Segundo ele, a apresentação de um nome tem como objetivo apenas de somar mais um quadro para as forças de esquerda na Capital.

O prefeito Roberto Cláudio, como a principal liderança da base governista em Fortaleza, foi comunicado pelo PCdoB da intenção de apresentar uma pré-candidatura e deu aval para que o partido discutisse dentro do grupo da base governista. A sigla comunista, inclusive, segue com seus quadros na administração pública de Fortaleza. Neste caso, por enquanto, não houve qualquer alteração na sigla.

“Nós somos da base aliada do prefeito e do governador, e vamos continuar contribuindo no que for preciso até o fim da gestão. Não queremos rompimento. Se for (escolhido) o candidato do PDT, não queremos ser empecilho. Estamos discutindo que queremos unidade e temos um nome. Pode ser o nosso e não pode ser. O PCdoB não será entrave”, confessou o dirigente.

Frente ampla

Segundo ele, o momento é de unir não somente as forças de esquerda, mas construir uma frente ampla, que, inclusive, poderia ser a que atualmente dá sustentação à base do prefeito Roberto Cláudio e do governador Camilo Santana (PT), uma vez que partidos das mais diferentes matizes ideológicas apoiam as duas gestões.

“Nós defendemos que se forme, já no primeiro turno, um bloco que impeça o avanço das forças reacionárias em Fortaleza. Buscamos vários nomes nas nossas fileiras, mas o Anízio é um quadro experiente, que deve focar no debate da Educação e outras questões que são desprezadas no âmbito nacional”, disse Franciné Cunha.

Chico Lopes

Para a Câmara Municipal de Fortaleza, o PCdoB tem como meta eleger até dois vereadores. Atualmente a sigla possui 50 nomes colocados como pré-candidatos para o Legislativo, mas pretende construir uma chapa completa, com 60 postulantes. Ele não incluiu na lista o ex-deputado federal Chico Lopes que pode até se viabilizar como um potencial candidato a vice, caso a chapa majoritária não consiga formar coligação.

“Ainda estamos discutindo a situação do Chico. Mas ele se coloca à disposição do partido no que for possível para ajudar. Estamos avaliando e ainda não tomamos uma decisão sobre a chapa majoritária. Se a gente entrar de fato na disputa pela Prefeitura, vamos buscar alianças. Essa discussão está em segundo plano”, afirmou Franciné.