Presidente Felipe Santa Cruz diz que a campanha é contra a “escalada, o estresse permanente que o país está vivendo”. Foto: OAB.

Com a campanha Brasil pela Democracia, mais de 70 entidades participaram de iniciativa da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) nesta segunda-feira (29), com eventos nas redes sociais e de uma projeção de vídeo na avenida Paulista, no edifício Anchieta, na altura do número 2.584.

O vídeo de lançamento tem direção de João Wainer, locução de Patrícia Pillar e, na trilha musical, “O Bêbado e o Equilibrista”, de João Bosco e Aldir Blanc (1946-2020).

Segundo o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, não houve exatamente um ponto de virada para as organizações se unirem. “É uma escalada, um estresse permanente que o país está vivendo”, diz.

Santa Cruz já foi um dos atacados pelo presidente Jair Bolsonaro, com quem trocou acusações. Em julho do ano passado, o presidente disse que, se o advogado quisesse, contaria como o pai dele desapareceu na ditadura militar (1964-1985).

As hashtags #BrasilpelaDemocracia e #BrasilpelaVida vão marcar a campanha nas redes sociais. Nas ruas, por enquanto, estão previstas apenas projeções em pontos icônicos de algumas cidades. Não há intenção de fazer atos presenciais agora, por causa da pandemia do coronavírus.

As entidades afirmam que decidiram se unir contra os ataques à imprensa, ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional. O site de lançamento frisa ainda que a vida no país está ameaçada pela “descoordenação do governo federal no combate à pandemia” da Covid-19.

A coalizão também marcou, para os dias 4 e 5 de julho, o evento online Virada da Democracia. A programação ainda não foi divulgada, mas o site oficial antecipa a realização de palestras e atividades culturais.

Com informações do site ConJur.