Na imagem, o presidente estadual do Novo, Célio Fernando; ex-presidente nacional, João Amoêdo; e o empresário Geraldo Luciano. Foto: Divulgação.

Como já era esperado no meio político local, Geraldo Luciano, que havia sido escolhido pelo NOVO como pré-candidato a prefeito em Fortaleza, desistiu da postulação, alegando motivos profissionais. A decisão do executivo, faltando um mês para início das convenções partidárias, complicou o trabalho realizado pela legenda na Capital cearense, já que o partido tem todo um regramento que precisa ser seguido.

Luciano tem cargo no grupo Hapvida, e este foi o motivo de sua desistência do pleito municipal pelo partido. No entanto, de acordo com a direção da legenda, o até então postulante continua filiado, sendo o principal nome do grupo político. Acontece que, a partir de agora, há um impasse na agremiação. Quem será o candidato majoritário do grêmio?

Se for depender da vontade dos principais dirigentes da agremiação no Estado, o então pré-candidato a vice, Dr. Dias Júnior, seria a escolha do momento. No entanto, o NOVO possui uma série de regramentos que impede que um postulante a um cargo seja substituído para outro. Durante toda esta sexta-feira (19), o presidente estadual da sigla, Célio Fernando, esteve em contato com a executiva nacional, tentando encontrar um entendimento para que Dias seja o postulante a prefeito.

No entanto, ele afirmou ao Blog do Edison Silva que, em não sendo possível que isso ocorra, Dias Júnior aumentará os quadros de postulantes à Câmara Municipal de Fortaleza. Atualmente, o partido possui 16 pré-candidatos a vereador para o Legislativo da Capital.

Nos últimos meses, o Blog do Edison Silva levantou a hipótese de Luciano não ser candidato, devido às questões profissionais. Ele, inclusive, deixou de participar de alguns processos importantes da legenda, e sempre se esquivava quando questionado sobre uma eventual desistência da postulação. Já Célio Fernando, presidente do partido no Ceará, afirmava que não havia “plano B” para além do nome de Geraldo.

“E continua sem ter”, disse ele em entrevista ao Blog nesta sexta-feira (19). “A única diferença do que aconteceu, em termos de evolução, é que tivemos um processo seletivo para vice-prefeito, em que o Dr. Dias Júnior foi o selecionado. O NOVO não deixa claro em seu regramento que o vice assuma, e essa é uma questão que temos que analisar”, disse Fernando.

Ele destacou ainda, que não sendo possível, Dias será um forte nome a vereador. “Se é melhor termos o Dias, que é um excelente nome para vereador, podemos fazer uma bancada de dois ou três vereadores. Como não teremos coligação em disputa proporcional, o NOVO talvez tenha vantagem”, disse.

“Não temos majoritário hoje, a nossa linha é de unir o grupo. Nunca tivemos um plano B e vamos focar no que é mais importante” – (Célio Fernando)

Presidente da executiva municipal de Fortaleza, Jerônimo Ivo, afirmou que o partido vai defender o nome do Dr. Dias, destacando ainda que o NOVO já possui um plano de Governo pronto para a cidade. Ele também não poupou elogios a Geraldo Luciano, apesar da desistência repentina do correligionário.

Destino

“Tivemos o privilégio de ter a participação do Geraldo. A gente sempre soube que seria muito difícil, até porque sempre houve assédio do Mercado em relação à figura dele. Nunca me preocupei com assédios políticos, de outros partidos, meu maior medo era perder ele para o Mercado”, confessou. “A gente respeita a decisão dele e as portas continuam abertas”, afirmou.

O destino do médico Dr. Dias, que tem a preferência dos dirigentes do partido, ainda não foi definido pela executiva nacional do partido. A legenda pode tentar insistir em uma candidatura majoritária ou apostar apenas na disputa proporcional. “Fortaleza precisa de uma nova opção. Se não fizermos isso, nunca teremos uma mudança na política. Não vamos coligar na disputa majoritária. Se lançarmos, será majoritária isolada”, disse.