Deputado Guilherme Landim mostrou-se preocupado com o custo final da água. Foto: Marcelo Bloc/Blog do Edison Silva.

A conclusão das obras do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco, que aproxima-se rapidamente, fará com que as águas do Velho Chico consigam chegar ao sertão cearense e a outras localidades dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Diante disso, deputados destes estados, que integram a Frente Parlamentar Interestadual, querem discutir temáticas ligadas ao assunto, como o custo da água para o consumidor final e as vilas produtivas.

Um debate virtual contou com a participação dos deputados Guilherme Landim (PDT/CE), Jeová Campos (PSB/PB), Francisco do PT (PT/RN) e Antônio Fernando (PSC/PE) nesta segunda-feira (22).

Para Guilherme Landim, presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Transposição no Ceará, debater é fundamental: “A transposição é um sonho antigo dos estados nordestinos, em especial dos que integram a Frente. Lá atrás, nos anos 90, já havia uma articulação interestadual para trazer as águas até aqui. É importante que agora, tantos anos depois do prazo previsto para a entrega da obra, quando finalmente as águas chegarão aos nossos estados, que a população entenda toda a luta que concretizou esse sonho, além de questões como o custo da água ao consumidor final, as vilas produtivas e o caminho que as águas percorreram para chegar até os reservatórios”, destaca.

Landim já vem demonstrando há algum tempo preocupação com os valores que os cearenses terão que desembolsar para utilizar a água que chegará ao Ceará, via Transposição.

A visita da equipe do Ministério da Integração Nacional para celebrar a chegada das águas ao reservatório de Jati está marcada para sexta-feira, dia 26 de junho, com previsão da presença do presidente Jair Bolsonaro, conforme o Blog do Edison Silva adiantou.