Reunião aconteceu através de videoconferência. Foto: Reprodução/Zoom.

Os vereadores de Fortaleza aguardavam diálogo com titulares de secretarias que estão diretamente envolvidas em políticas para minorar os efeitos da pandemia de coronavírus no município. No entanto, a Câmara Municipal se reuniu, na manhã desta quarta-feira (10), com representantes de autarquias que destacaram ações que foram implantadas pela gestão contra à Covid-19 nos últimos meses.

Na semana passada, o prefeito Roberto Cláudio foi o primeiro a ser ouvido pelos parlamentares. Além de apresentar alguns dados, o chefe do Executivo disse que os secretários da gestão estavam à disposição da Casa. Também anunciou adiamento do pagamento da primeira parcela do 13º aos servidores, que geralmente era creditado no mês de junho.

Na manhã desta quarta-feira (10), a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus se reuniu com representantes da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Guarda Municipal e AMC, para apresentação do balanço das operações dos órgãos no cumprimento das medidas de segurança contra o novo coronavírus. Na ocasião, os vereadores tiveram a oportunidade de conhecer e esclarecer dúvidas sobre as ações.

Na reunião os gestores das pastas de fiscalização do município cobraram mais conscientização da população no cumprimento das normas de segurança durante a pandemia da Covid-19. O presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique (PDT), enalteceu a participação do superintendente da Agefis, Júlio Santos; do diretor-geral da Guarda Municipal, Rômulo Reis; e do superintendente da AMC, Arcelino Lima, que juntos apresentaram as ações dos órgãos no cumprimento das medidas de isolamento social.

O vereador Paulo Martins (PRTB), atual presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos três órgãos municipais durante a pandemia e destacou as ações em conjunto da Agefis e Procon nas fiscalizações contra preços abusivos no comércio.

Evaldo Lima (PCdoB), por sua vez, sugeriu que os bancos fossem responsáveis pelo ordenamento das filas e indagou também sobre a necessidade de se ordenar e fiscalizar as filas nas lotéricas. Em resposta, o representante da Agefis informou que a fiscalização nesses locais já vem sendo realizada de forma integrada com os três órgãos.

Segurança

Líder do Governo, Esio Feitosa (PSB) destacou a dedicação dos órgãos no compromisso com a população de Fortaleza no momento da pandemia. “Graças as ações integradas dos diversos órgãos da Prefeitura de Fortaleza, junto das equipes do Governo do Estado do Ceará, vem sendo possível vencer a luta contra o coronavírus”, disse. O parlamentar destacou a necessidade da população não relaxar em relação às medidas de segurança durante o isolamento social.

Ronivaldo (PT) ressaltou que Fortaleza vem conseguindo diminuir os números da doença. “Mesmo assim precisamos obedecer ao decreto de isolamento social, pontuou. Já Márcio Martins (PROS) fez uma referência positiva ao trabalho desenvolvido pelo titular da Agefis, Júlio Santos.

Relaxamento

O vereador Márcio Martins indagou ao representante da Guarda Municipal sobre a abordagem dos agentes. Rômulo Reis afirmou que o trabalho é acompanhado pelo órgão e que os guardas passam por constantes treinamentos.

Frota Cavalcante (Podemos) também defendeu que a população não entre em relaxamento com as medidas de isolamento social. “Devemos fazer uma divulgação sobre os cuidados da pandemia de forma mais pedagógica para a população”, pontuou.