Carlos Matos, Nelinho, Roberto Pessoa e Emília Pessoa estão entre os pré-candidatos tucanos. Foto: Divulgação.

Outrora maior legenda em atividade no Ceará, o PSDB, já há algum tempo busca se reerguer das constantes derrotas nas urnas nos últimos anos. O partido deve aproveitar o novo cenário que se formou no Estado, desde a ascensão do Governo Bolsonaro, e mais recentemente, devido à pandemia de coronavírus que assola o País e investir em candidaturas a prefeito em regiões estratégias do Ceará.

De acordo com o presidente do partido no Estado, Luiz Pontes, a ideia é apoiar caras novas, que tenham vigor para contribuir na melhoria da situação de várias cidades do Ceará. Por conta disso, a Região do Cariri e a Metropolitana de Fortaleza são os focos do partido num primeiro momento.

Na Capital cearense, a agremiação continua apostando no nome do ex-deputado estadual Carlos Matos, que mesmo diante do isolamento social tem realizado atividades virtuais com seus apoiadores. O partido espera ter o apoio do Democratas (DEM) em Fortaleza, o que ainda não é consenso na legenda aliada.

Em Maracanaú, a principal candidatura colocada até o momento é do PSDB, uma vez que o ex-prefeito e ex-vice prefeito da cidade, o atual deputado federal Roberto Pessoa se prepara para tentar retornar ao posto de gestor da cidade.

Conforme publicado no Blog do Edison Silva, Pessoa comunicou, através das redes sociais, que esteve com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e na ocasião comunicou sua licença do mandato. Quem assume a vaga em seu lugar é o suplente Danilo Forte, também do PSDB.

Ainda na Região Metropolitana de Fortaleza, o partido está buscando fortalecer algumas candidaturas, como no município de Maranguape. Segundo Luiz Pontes, o ex-deputado federal Raimundo Gomes de Matos ficou encarregado de realizar o trabalho de encontrar um nome para a disputa local. Vale ressaltar que Matos foi prefeito da cidade no fim dos anos 1980, e como deputado federal atuou encaminhando verbas parlamentares para seu colégio eleitoral.

Raimundo Matos chegou a se colocar como pré-candidato, mas como assumiu cargo de diretor de projetos na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) está impossibilitado de entrar na disputa. Seu grupo político, porém, em aliança com Roberto Pessoa e dirigentes do PROS, deve trabalhar um novo nome em Maranguape.

Em Caucaia, segundo maior colégio eleitoral do Estado, a professora Emília Pessoa (PSDB) está buscando viabilizar seu nome com outros campos políticos da cidade. O PROS está tentando encabeçar um nome no Município com o apoio dos tucanos, mas Luiz Pontes garantiu que, por enquanto, Emília é pré-candidata pela sigla.

Em Itaitinga, Luiz Pontes destacou a possibilidade do empresário Lourival Tavares ser candidato mais uma vez. No entanto, ainda não há certeza sobre essa postulação. O partido também está focado em candidaturas em Horizonte, com a reeleição de Chico César, no Eusébio, em São Gonçalo do Amarante e Aquiraz.

Diretórios

Na Região do Cariri, o partido vai apostar na candidatura do deputado estadual Nelinho Freitas, no município de Juazeiro do Norte. Recentemente, o parlamentar confirmou sua pré-candidatura através das redes sociais. “Hoje, me lancei como pré-candidato a prefeito dessa tão amada e querida cidade de Juazeiro do Norte. Tenho um enorme orgulho da fé e da cultura que regem um povo cheio de garra e determinação. Vou lutar por um futuro melhor para todos e com luta e esperança transformaremos cada vez mais essa nossa cidade”.

A legenda também disputará a reeleição na Prefeitura de Barbalha com o prefeito Argemiro Sampaio Neto.

Em Itapipoca, a legenda dará suporte à candidatura pela reeleição de João Barroso. Atualmente, o PSDB está presente em 120 cidades, entre diretórios e comissões provisórias.

Candidaturas

De acordo com Luiz Pontes, o interesse do partido é lançar ao menos 60 candidaturas majoritárias. “Fizemos um trabalho forte de mobilização. Não nos interessa trazer uma pessoa que queira entrar no partido e depois de eleita se alia a questões que não são defendidas pelo PSDB. No passado os filiados vinham para o partido e no dia seguinte estavam no Governo”, disse.

“Preferimos garimpar, porque essa estrutura atual está privilegiando os que estão no poder. Você querer lançar um deputado ou prefeito é muito difícil. Procuramos gente comprometida com o partido. É preferível perder e montar uma base para o futuro, do que ficarmos a ver navio. Se tivermos cinco prefeitos, serão cinco prefeitos peessedebistas” – (Luiz Pontes)