Senador vem sendo contundente nas críticas dirigidas aos ministros do Supremo Tribunal Federal. Foto: Reprodução/TV Senado.

O senador Eduardo Girão (PODEMOS/CE) afirmou, em pronunciamento nesta quinta-feira (18), que a sociedade brasileira defende uma abertura da “caixa-preta” do Judiciário como uma forma de impedir abusos por integrantes da Justiça e, especialmente, do STF.

Ele também defende que Senado precisa se impor e analisar os pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Tribunais Superiores, para apurar eventuais irregularidades praticadas por integrantes do Poder Judiciário.

Um exemplo de ilegalidade, disse o senador, é o inquérito instaurado na Corte para investigar os responsáveis por ofensas contra os ministros do tribunal, por meio das redes sociais.

Ativismo judicial

Girão criticou também a intromissão do STF em questões que deveriam ser decididas pelo Congresso Nacional. Segundo ele, isso aconteceu nos julgamentos de ações relacionadas ao aborto e às drogas. Para o senador, cabe a quem foi eleito diretamente pelo povo deliberar sobre essas questões.

“Então, que o Senado tome juízo, tenha coragem e se posicione sobre o que está acontecendo. A gente sabe que a maioria dos ministros é íntegra, honesta. Mas [contra] alguns, há indícios fortes, que precisam ser analisados, com todo o direito de defesa”, disse o cearense.

Com informações da Agência Senado.