Propostas visam manter na memória dos cearenses as vidas perdidas durante essa crise sanitária atual. Imagem: Freepik.

Os deputados estaduais Renato Roseno (Psol) e Walter Cavalcante (MDB) são autores de dois Projetos de Indicação de teor semelhante, visto que ambos propõem a criação de memorial em homenagem às vítimas do novo coronavírus no Estado do Ceará.

Roseno afirma que recebeu a sugestão através da rede social Instagram e considerou importante que o Estado crie esse registro histórico.

“O objetivo do memorial é impedir que a dor de centenas de famílias cearenses caia no esquecimento. Nomes e rostos ficarão expostos em locais apropriados para eternizar um capítulo doloroso da história da atual geração. Assim, o povo cearense vai poder ter não só um local de luto e celebração da memória de todos aqueles e de todas aquelas que nos deixaram em decorrência da Covid-19 como também de homenagem aos e às profissionais de saúde que estão nessa trincheira para salvar vidas”, afirmou.

Segundo a proposta do parlamentar, o memorial terá cinco objetivos:
I – preservar a memória das vítimas da pandemia de COVID-19 no estado do Ceará;
II – prestar homenagem às pessoas que tiveram suas vidas interrompidas por consequência da doença;
III – registrar historicamente os óbitos e o enfrentamento à pandemia no estado do Ceará;
IV – oferecer ao povo cearense e aos familiares e amigos de vítimas da COVID-19 um local de luto e de homenagem;
V – laurear os profissionais de saúde que desempenharam serviço no tratamento de acometidos pela doença e no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

No projeto de Roseno (74/20), fica determinado que o memorial será gerido pela Secretaria da Cultura (Secult), à qual compete a implantação do espaço físico do equipamento. Fica autorizado, ainda, convênio do Governo do Estado do Ceará, via Secult, com Prefeituras Municipais a fim de implantar memoriais em homenagem às vítimas do novo coronavírus em todas as macrorregiões cearenses.

Inimigo invisível

Autor do PI 75/20, Walter Cavalcante afirma que o Governo do Estado fica autorizado a indicar qual órgão será responsável por construir e administrar o memorial. “A presente propositura tem como escopo homenagear os cidadãos que faleceram vitimados pela COVID-19 no Estado do Ceará, onde, este inimigo invisível trouxe, além do medo, tensão e isolamento ao povo cearense, um rastro doloroso de lembranças”, afirma o parlamentar na justificativa do projeto.

Os projetos de Indicação funcionam como sugestão para o Poder Executivo. Caso acate a ideia, o Governo do Estado deve reenviar a matéria à Assembleia Legislativa em forma de Projeto de Lei, para que os deputados avaliem e votem a proposição.