Deputado Salmito (PDT) é professor e sociólogo. Foto: Ascom.

O deputado estadual Salmito Filho (PDT) acredita que os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) estão modificando as relações humanas e vão trazer avanços no que diz respeito aos novos protocolos de higiene.

O parlamentar lembra que na crise causada pela gripe H1N1 só a divulgação maciça da orientação de se lavar as mãos impediu várias mortes.

Salmito espera que os políticos, de situação ou de oposição, sejam de qual partido for, saibam tirar lições do momento de isolamento social que estamos vivendo provocado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O parlamentar, que também é sociólogo, tem uma certeza: a população, principalmente a cearense, está atenta às ações do poder público através dos representantes que ela elegeu pelo voto popular, para apresentar soluções e tomar as decisões corretas para minorar o sofrimento.

Salmito cita o filósofo alemão Max Weber, um dos fundadores da Sociologia, para explicar que o papel da política, com P maiúsculo, é resolver os problemas da sociedade e a tomada de decisões cabe a quem detém o poder público, eleito pelo voto soberano.

“A razão de ser do Poder Público, do Estado, é garantir e proteger a vida”, afirmou, lembrando de outro pensador, John Locke, liberal, que diz, embora o parlamentar não concorde, que a razão de existir do Estado é proteger a propriedade. “E qual a principal propriedade, senão a vida?”, questiona Salmito.

Para o parlamentar, a população é sábia e está percebendo no dia a dia “quem no mundo político arregaçou ainda mais as mangas para trabalhar a serviço do povo. E sabe também quem procurou aparecer, fazendo proselitismo e criando notícias falsas numa motivação egoísta, passional e eleitoreira”, disse.

Salmito enaltece e diz que tem orgulho do trabalho compromissado e com transparência do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), durante essa pandemia do coronavírus.

Sobre esse e outros temas o deputado Salmito Filho abordou na entrevista que concedeu ao jornalista Edison Silva. Confira: