Secretários foram exonerados a pedido e são cotados como nomes que podem suceder Roberto Cláudio. Foto: Divulgação.

Terminou nesta quinta-feira (04) o prazo para desincompatibilização daqueles que têm interesse na disputa majoritária deste ano. Cinco secretários, sendo dois do Governo do Estado e três da Prefeitura de Fortaleza, deixaram suas funções públicas e são cotados como prováveis nomes para assumir a disputa que vai definir o substituto do prefeito Roberto Cláudio e do seu vice-prefeito, Moroni Torgan.

Samuel Dias, da Secretaria de Governo da Prefeitura de Fortaleza, é apontado como o preferido do prefeito Roberto Cláudio para a disputa. Filiado ao PDT a pedido do chefe do Poder Executivo, o gestor tem participado, cada vez mais, das ações da gestão nos últimos meses. Com um estilo mais comedido, Dias sempre procurou evitar os holofotes, embora fosse presença constante em todos os eventos públicos com o prefeito e ao lado de vereadores da base governista.

O secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, Élcio Batista, foi outro que deixou o cargo nesta quinta-feira (4). Batista estava na lista dos nomes da base aliada com potencial para ser indicado pelo prefeito Roberto Cláudio para assumir a função de candidato majoritário. No entanto, ao se filiar ao PSB, surgiu a possibilidade de ele ser o pretenso candidato a vice, função essa atualmente exercida pelo democrata Moroni Torgan. Élcio seria a indicação do governador Camilo Santana na chapa majoritária liderada pelo PDT.

O presidente municipal do PSB em Fortaleza, Léo Couto, afirmou que Élcio Batista é um nome forte para ser o candidato à Prefeitura da quinta Capital do País. “Nesses anos à frente do Governo, ele mostrou competência nas horas mais difíceis e transita em todos os setores da sociedade com maestria”, disse o dirigente.

Secretário da Regional II, Ferruccio Feitosa apareceu nos últimos dias como potencial nome a ser colocado na disputa eleitoral, conforme adiantou o Blog do Edison Silva. Na quarta-feira (03), o secretário executivo esteve reunido com o prefeito Roberto Cláudio, o que gerou mais especulações sobre o seu nome. Feitosa, assim como outros que estão na lista, é uma das figuras próximas aos irmãos Cid e Ciro Gomes. Ele acertou sua saída da Prefeitura na quarta-feira (03), após longa e reservada conversa com o prefeito Roberto Cláudio.

Opções do Governo

Outro que deixou o cargo na data desta quinta-feira (04) foi o secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira (Cidadania, antigo PPS), que informou ao Blog do Edison Silva que sua saída foi feita a pedido do prefeito Roberto Cláudio. Já há algum tempo, Pereira vem sinalizando interesse em disputar a Prefeitura de Fortaleza, visto que é uma orientação da direção nacional de seu partido.

De acordo com o presidente do partido em Fortaleza, Michel Lins, Alexandre Pereira sai da secretaria para se colocar como uma das opções do Governo. “Somos aliados de primeira linha da gestão do prefeito Roberto Cláudio e nesse momento é importante apresentar nomes que sejam competentes, que saibam administrar uma cidade. O Alexandre é esse nome. Estamos nos colocando como uma opção de candidatura alinhada com a gestão do prefeito Roberto Cláudio”, frisou.

Bastidores

Os bastidores da política local, apesar do distanciamento social em vigor, esteve bem movimentado. Presidentes de partidos e correligionários dos secretários exonerados passaram todo o dia querendo saber como iria ficar a situação do xadrez político da base governista. Pela manhã, o então assessor de Relações Institucionais, Nelson Martins, foi avisado pelo governador Camilo Santana que até à noite ele poderia ter uma surpresa, que seria sua exoneração do cargo.

O nome de Nelson Martins, que é do Partido dos Trabalhadores, não estava nos planos do Governo e foi colocado entre os pretensos candidatos exonerados de última hora. “Eu sou soldado do projeto político e estou aqui à disposição. Sou do PT desde a fundação do partido e acho que meu nome vem para ajudar nessa escolha. Estou à disposição para essa missão”, disse ao Blog do Edison Silva, o ex-assessor.

Quem são?

Samuel Dias – Engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é mestre em Recursos Hídricos pela COPPPE/URFJ. Durante 15 anos trabalhou como diretor de empresa de consultoria, elaboração, coordenação e gerenciamento de projetos de grandes obras de infraestrutura, como o Projeto de Transposição das Águas do Rio São Francisco, Cinturão de Águas do Ceará, Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Ocupava a Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura antes de migrar para a Secretaria de Governo.

Ferruccio FeitosaAdvogado, formado pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Foi secretário do Esporte do Estado do Ceará, no período de janeiro de 2007 a 31 de dezembro de 2010. Foi secretário especial da Copa, no período de 1º de janeiro de 2011 até dezembro de 2014, quando foi responsável pela execução da obra de reforma e construção da Arena Castelão. Desde fevereiro de 2015, ocupava a presidência da Agência de Desenvolvimento do Estado Ceará (Adece). Foi chamado para atuar na Secretaria Executiva Regional II.

Alexandre PereiraGraduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), é pós-graduado em Gestão Estratégica pelo Instituto Europeu de Administração e Negócios (INSEAD), na França, pós-graduado em Gestão Pública e Privada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-graduado em Gestão Pública pela Fundação Dom Cabral (MG). Foi secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, ex-presidente do Centro Industrial do Ceará, ex-presidente do Sindicato da Industria de Panificação e Confeitaria do Ceará e presidente do Conselho Gestor das Parcerias Públicas Privadas da Prefeitura de Fortaleza.

Élcio BatistaCientista Social por formação e mestre em Sociologia, tem experiência nos setores público e privado. Com expertise nas áreas de Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Comunicação e Marketing Político, atua principalmente em temas como inovação, tecnologia, desenvolvimento econômico, estado, segurança pública, política, conflito, poder, opinião pública, publicidade, marketing e cultura. Foi chefe de Gabinete do Governador nos anos de 2015 a 2018.

Nelson Martins – Nasceu em 10 de abril de 1959, em Hidrolândia. Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Ceará, bancário concursado do Banco do Brasil e filiado ao Partido dos Trabalhadores do Ceará. Foi eleito presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, por dois mandatos consecutivos. Por seis anos foi vereador de Fortaleza e eleito deputado estadual por três vezes.