Na terça-feira (02), o prefeito Roberto Cláudio participou de sessão com os vereadores. Foto: Reprodução/Zoom.

Nessa semana, o prefeito Roberto Cláudio foi recebido pelos vereadores de Fortaleza em uma sessão não deliberativa, quando apresentou dados sobre as ações da Prefeitura no combate aos efeitos da pandemia de  coronavírus na Capital. A apresentação feita pelo chefe do Executivo foi vista pela maioria dos parlamentares como importante para sanar algumas dúvidas.

Roberto Cláudio participou do encontro por quase duas horas, onde discorreu sobre várias ações do Governo que foram adotadas e outras que devem ser implementadas nos próximos meses. Alguns vereadores de oposição ficaram descontentes porque não puderam fazer questionamentos ao prefeito.

Nas próximas semanas, secretários devem participar das sessões remotas da Câmara.

A Frente Parlamentar de Acompanhamento das Ações contra o Coronavírus da Câmara Municipal de Fortaleza  foi responsável pelo encontro que contou também com a presença do vice-prefeito, Moroni Torgan (DEM). O democrata participou apenas como ouvinte.

Com a presença expressiva dos parlamentares na reunião, eles puderam acompanhar os índices apresentados pelo gestor na contenção da epidemia na cidade. A Frente tem como objetivo monitorar as medidas emergenciais implementadas pelo Poder Executivo para conter o avanço do novo coronavírus na Capital.

O presidente do CMFor, vereador Antônio Henrique (PDT), ressaltou o papel relevante da Frente Parlamentar como elo importante entre os poderes Legislativo e Executivo para as tomadas de decisões no combate ao novo coronavírus.

“Agradecemos ao prefeito ter aceito nosso convite. Nesse primeiro momento essa reunião seria com os secretários, mas o prefeito quis ser o primeiro a apresentar um balanço sobre a atuação da Prefeitura de Fortaleza”, relatou o parlamentar, informando que demais secretários do Município também apresentarão relatórios sobre a atuação da pasta no período da pandemia.

“Esse é um momento muito importante para a cidade e a parceria entre os poderes é fundamental”, disse Roberto Cláudio na ocasião. Entre os dados divulgados pelo prefeito, estão: resultados de testes para Covid-19, atuação dos Postos de Saúde, Upas, isolamento social, tendência da doença, declínio da curva de infectados e óbitos.

O vereador Dr. Eron (PDT), parabenizou o prefeito e o vice pelo trabalho humanitário nesse momento. “Sou da área da saúde e atuo no Hospital Luís Costa, digo que tudo que o prefeito falou é a pura verdade e nós já nos encontramos no declínio da curva de contaminação”, disse.

Opositor do governo, Ronivaldo (PT) fez menção a participação concreta da Câmara Municipal de Fortaleza no processo de declínio dos números de casos da Covid-19 na Cidade. “A sensação que nos invade, do que o senhor expôs, é de dever cumprido. O resultado visto é que a cidade avançou e nós estamos nele. Não há até o momento medicação melhor que o isolamento social. O que nos une é o zelo com o fortalezense colaborando para a redução dessa curva. Quero aproveitar para parabenizar o governador Camilo Santana, pois a coragem na decisão correta tem um preço alto”, evidenciou.

Membro da Frente Parlamentar, Dr. Porto (PDT), relatou que teve acesso prévio ao relatório que o prefeito expôs. “ Tive a honra de fazer parte de um evento e vi, juntamente com um colega, parte de sua apresentação. A gente havia comentado a coragem de homens como o senhor e o governador na ânsia de salvar vidas”, disse.

Já estão à disposição para conversar com os vereadores nas próximas semanas os gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ação Social e Direitos humanos, Desenvolvimento Econômico e órgãos de fiscalização (Agefis, Guarda Municipal, Amc) e da Educação.