Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e a secretária de Saúde, Joana Maciel. Foto: Ascom/PMF.

Depois do prefeito Roberto Cláudio e de representantes de algumas autarquias, agora será a vez da secretária de Saúde, Joana Maciel, prestar esclarecimentos aos vereadores da Câmara Municipal sobre as ações de sua pasta no combate aos efeitos do coronavírus.

Os parlamentares aguardam a presença da gestora na próxima quinta-feira (18).

O encontro estava marcado para acontecer nesta quarta-feira (17), de acordo com proposta da Mesa Diretora, no entanto, segundo justificou o presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), ele teria um compromisso na data estipulada, o que fez com que a reunião fosse adiada. O diálogo entre Legislativo e Executivo foi proposto pela Frente de Combate ao Coronavírus, formada por parlamentares da base governista e da oposição.

O primeiro a atender ao chamado dos vereadores foi o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que há duas semanas detalhou todas as atividades que a Prefeitura estava realizando no intuito de minorar os efeitos da pandemia na Capital cearense. Durante o encontro, o prefeito também anunciou que o pagamento da primeira parcela do 13º dos servidores municipais não seria realizado no mês de junho, como comumente vinha acontecendo, o que pegou alguns vereadores de surpresa.

Na manhã de quinta-feira (18), a partir das 9 horas, Joana Maciel deve se debruçar sobre algumas medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde nas últimas semanas, quando foi decretado a retomada, aos poucos, de alguns setores da economia em Fortaleza. O objetivo é mostrar o que mudou de lá pra cá, com o aumento de pessoas nas ruas, e como isso afetou o sistema de saúde da Capital.

LDO

Durante sessão deliberativa nesta terça-feira (16), Antônio Henrique deixou claro que Joana Maciel vai comparecer à reunião virtual a convite feito pela Casa. Logo após participação da secretária, os parlamentares pretendem votar projeto de Resolução da Mesa Diretora que trata sobre o funcionamento das sessões remotas do Legislativo Municipal. Também deve entrar na pauta de votação, a proposta de Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2021. As duas matérias seriam votadas nesta terça, mas devido ao pedido de vista feito, devem ficar para quinta-feira (18).