Vereadores se reúnem nesta terça e quarta-feira através de videoconferência. Foto: Reprodução/Zoom.

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza se reuniu, virtualmente, para definir o calendário oficial das sessões deliberativas e reuniões com secretários do Governo Roberto Cláudio semanalmente. O grupo entrou em acordo e deve realizar votação de matérias de interesse público todas as terças-feiras, enquanto que os encontros com gestores da Prefeitura serão realizadas no dia seguinte, às quartas-feiras.

Esse calendário deve continuar dessa forma enquanto durar o decreto de isolamento social, que foi prorrogado pelo governador Camilo Santana por mais uma semana. Vale ressaltar que Fortaleza é a única cidade do Estado que está passando por um processo de transição, e o retorno de todas as atividades econômicas, comercias e sociais só se darão se houver redução dos casos de mortes e internação de pessoas atingidas pelo novo coronavírus.

Na semana passada, vereadores reclamaram, mais uma vez, que matérias de iniciativa do Legislativo Municipal estavam se acumulando na Casa, algumas com mais de dois meses, e que segundo eles, poderiam auxiliar o Governo na redução dos impactos da Covid-19 na sociedade. O presidente da Câmara, vereador Antônio Henrique (PDT), se comprometeu a colocar as matérias em pauta, o que deve acontecer nesta terça-feira (16).

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), realizou reunião virtual com a Mesa Diretora para debater o trabalho realizado pela Casa durante o período de isolamento social. O colegiado considerou que as sessões virtuais realizadas têm contribuído para a cidade, pautando matérias importantes no enfrentamento ao coronavírus.

Comissões

Os vereadores confirmaram a manutenção das sessões semanais, que deverão ocorrer sempre às terças-feiras, e das reuniões abertas da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus, às quartas-feiras. O colegiado está recebendo secretários municipais para apresentar as medidas adotadas pelo município nesse período.

Também foi deliberada a realização de reuniões virtuais das comissões permanentes para apreciação das matérias em tramitação. A resolução para oficializar os pontos discutidos na reunião será apreciada pelo plenário na próxima semana. O texto também regulamenta a suspensão do recesso parlamentar de julho, conforme decisão conjunta da Mesa Diretora e do Colégio de Líderes.