Prefeito Roberto Cláudio e governador Camilo Santana têm articulado, juntos, medidas de combate à pandemia na Capital. Foto: Reprodução/Facebook.

Os vereadores de Fortaleza foram convocados, mais uma vez, para sessão deliberativa remota, na manhã desta terça-feira (26), quando votarão a antecipação, excepcional, dos dois próximos feriados religiosos na Capital cearense.

O objetivo do projeto, de autoria do prefeito Roberto Cláudio, visa aumentar o isolamento social na cidade nos próximos dias, e dessa forma, tentar minorar o contágio do novo coronavírus.

Como está tramitando em regime de urgência, a matéria deve ser analisada e votada já nesta terça-feira (26) pelos vereadores presentes à sessão deliberativa. O feriado de Nossa Senhora da Assunção, comemorado no dia 15 de agosto, será antecipado para o dia 27 de maio, quarta-feira próxima. Já o feriado móvel de Corpus Christi fica antecipado para a quinta-feira, dia 28 de maio.

“É notório que em finais de semana, especialmente aos domingos, a tendência de aumento da taxa de isolamento seja maior, o que também se repete nos feriados. Desse modo, ao antecipar os feriados espera-se atingir índices maiores de isolamento, o que por certo, contribuirá para um maior achatamento da curva dos novos casos da Covid-19, permitindo um início mais rápido de retorno das atividades econômicas”, justifica Roberto Cláudio em mensagem encaminhada para a Câmara Municipal.

O prefeito explica ainda que as medidas de isolamento têm surtido efeitos importantes, mas com resultados menores do que o necessário. A proposta, dessa forma, visa estender um período maior de adesão ao isolamento, permitindo uma maior efetividade das medidas adotadas.

Ouros projetos, esses de autoria dos vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza, também estão na pauta para serem encaminhados às comissões técnicas permanentes. Um deles, de autoria de Emanuel Acrízio (PP), institui o programa de atendimento domiciliar de idosos em crises pandêmicas.

Zona Azul

Outro, do Dr. Porto (PDT), estabelece o atendimento prioritário aos cirurgiões dentistas, médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde na destinação de equipamentos de proteção, testagem e tratamento da Covid-19.

A proposta de Cláudia Gomes (DEM) que dispõe sobre a suspensão da cobrança de “Zona Azul” pelo prazo de 30 dias, também está na pauta.