Sérgio Aguiar postou vídeo ao lado da esposa, prefeita Mônica Aguiar, dizendo que foi vítima de perseguição política. Foto: Reprodução/Instagram.

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará decidiu, nesta terça-feira (26), aplicar apenas uma multa de R$ 80 mil ao deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT) e R$ 80 mil para a esposa, Mônica Aguiar – prefeita de Camocim – em processo por conduta vedada a agente público nas eleições de 2018.

O processo era acompanhado de perto pelo deputado Romeu Audigueri, do mesmo partido de Sérgio, mas hoje ferrenhos adversários, principalmente nos municípios de Camocim e Granja. Os dois, em passado recente, foram aliados.

Três integrantes da Corte votaram pela cassação do mandato do parlamentar, enquanto os outros quatro decidiram apenas pela aplicação da multa.

Em suas redes sociais, Sérgio Aguiar comemorou a decisão, afirmando ter se livrado de ‘mais uma perseguição política dos adversários’, em vídeo ao lado da esposa. “Amigos e amigas, na manhã desta terça-feira, enfrentamos mais uma decisão da justiça eleitoral em ação motivada pela perseguição política dos nossos adversários. A justiça de Deus e o respeito ao julgamento da corte eleitoral nos asseguram o pleno exercício de nosso quarto mandato de deputado estadual. Muito obrigado a todos, que juntos conosco, uniram-se para essa vitória”, afirmou.

O processo

O processo judicial referia-se ainda às eleições de 2018. Sérgio Aguiar foi acusado de ter se beneficiado eleitoralmente de contratações feitas naquele ano pela Prefeitura de Camocim. Desta forma, a Procuradoria Regional Eleitoral pediu a cassação do mandato do parlamentar e sua inelegibilidade.

Mônica Aguiar, prefeita da cidade, foi acusada de aumentar o número de contratos temporários em 2018, principalmente na área da educação, e de oferecer benefício financeiro através da concessão de bolsas de cursos.