Gardel Rolim e Queiroz Filho se comprometeram em ajudar a categoria. Foto: Reprodução/Zoom.

Representantes dos transportadores escolares se reuniram, por vídeo-conferência, com o vereador Gardel Rolim (PDT) e o presidente da comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Queiroz Filho. Na pauta, as principais reivindicações da categoria em tempos de pandemia da Covid-19, visto que, segundo eles, os profissionais estão sem remuneração.

A categoria defende que o transporte particular de estudantes tenha os mesmos benefícios do transporte público, em tempo de pandemia. Em suma, eles defendem maior flexibilização do poder público quanto às taxas cobradas, como alteração da cobrança de ISS de abril para junho, e que seja revista a vistoria semestral.

Tanto Gardel Rolim quanto Queiroz Filho se colocaram à disposição para conversar com o prefeito Roberto Cláudio, visando a flexibilização das taxas e isenções para os transportadores, que estão sem receber, com contratos suspensos, uma vez que as escolas se encontram fechadas após decreto do governador Camilo Santana.

A categoria também defende melhor entendimento sobre as vistorias, uma vez que, de acordo com a legislação em vigor, os veículos só podem rodar por, no máximo, cinco anos. Eles defendem que seja levado em consideração o estado dos carros e não o tempo de fabricação.

No diálogo inicial com os parlamentares, ficou combinado que os dois vão entrar em contato com o prefeito Roberto Cláudio, e em seguida darão a resposta do chefe do Executivo. Um impeditivo foi colocado durante a reunião para atendimento de todas as reivindicações: o período eleitoral.

Segundo colocaram os parlamentares, seria complicado a retirada de isenção de taxa por conta das eleições. No entanto, houve compromisso em ajudar a categoria.

“Esse realmente é um momento delicado para diversos profissionais, mas, me refiro aqui, a todos os transportadores de escolares que estão com suas atividades suspensas. Portanto, é uma categoria que já vinha com uma pauta de reivindicações do Poder Público e que agora se agrava pelo momento que estamos vivendo”, disse o vereador Gardel.

Contratos encerrados

Segundo o presidente do Sindicato dos Transportadores de Escolares do Estado do Ceará (Setrece), Wilson Melo, são aproximadamente 1.200 autorizatários que estão sem remuneração, perdendo clientes e muitos desses, com contratos suspensos, sem promessa de retorno.

“Esse é um momento novo para a categoria. Nossos contratos estão encerrados e se reatados, não receberemos sequer um retroativo. Nosso objetivo, durante a pandemia, é buscar no Poder Público flexibilizações de taxas e de exigências tributárias”.