Participação do prefeito em sessão da Câmara será transmitida pelos meios de comunicação da Casa. Foto: Ascom/PMF.

Os vereadores da Câmara de Fortaleza devem iniciar na próxima semana uma série de debates com gestores municipais que estão à frente do combate aos efeitos da pandemia de coronavírus na Capital. Apesar de terem anunciado que secretários seriam convidados, o prefeito Roberto Cláudio deve ser o primeiro a se posicionar sobre o tema, através de videoconferência, que será transmitira para todo o Município.

De acordo com o líder do Governo na Câmara, o vereador Esio Feitosa (PSB), provavelmente, o primeiro convidado será o prefeito. “Ele próprio se colocou à disposição para ir conversar com os vereadores da Câmara”, disse o parlamentar ao Blog do Edison Silva. A data ainda não foi fechada e vai depender da agenda do chefe do Executivo Municipal, podendo ser na próxima semana.

O presidente do Poder Legislativo, vereador Antônio Henrique (PDT), confirmou ao Blog que o convidado deve participar da primeira sessão remota não deliberativa na próxima semana. O vice-presidente da Casa, Adail Júnior (PDT), também destacou que o interesse da Mesa Diretora é que Roberto Cláudio seja o primeiro a se pronunciar sobre o que tem sido feito na cidade.

O governador Camilo Santana está programando para a próxima semana medidas para o relaxamento do isolamento social, o que deve implicar em ações na Capital cearense. Além das ações da gestão desde a segunda quinzena de março, essas medidas do Governo do Estado também devem estar na pauta de discussão com os vereadores de Fortaleza.

Todos os vereadores de Fortaleza serão convocados a participar das sessões e fazer questionamentos aos gestores, inclusive, ao prefeito. A proposta é que os secretários e a equipe técnica da Prefeitura possam apresentar um balanço dos trabalhos executados até aqui, além de prestarem esclarecimentos sobre as medidas.

De acordo com o primeiro cronograma adotado pela Câmara Municipal, seriam convidados inicialmente os gestores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) e Secretaria Municipal da Educação (SME). Há, inclusive, a possibilidade de que eles participem do encontro da próxima semana junto com o prefeito Roberto Cláudio.

“O nosso principal objetivo é abrir espaço para que os gestores possam apresentar um balanço desses últimos meses de ações emergenciais, falar sobre o cenário atual e explicar quais são as possibilidades. É também a oportunidade de os vereadores tirarem dúvidas sobre o que vem sendo feito e fiscalizar as decisões do Executivo, um dos principais papéis do parlamento”, disse Antônio Henrique.

Frente Parlamentar

Criada em março, a Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus monitora as medidas emergenciais implementadas pelo Poder Executivo para conter o avanço da Covid-19 na Capital. Desde o início da epidemia, eles mantêm diálogo com gestores das áreas afetadas e entidades representativas para fiscalizar o andamento das medidas e articular outras ações junto ao Executivo.

Os parlamentares também são responsáveis por apresentarem as propostas dos demais vereadores do Comitê Municipal que trata sobre as medidas contra a Covid-19, garantindo assim maior celeridade na implementação das ações.

O grupo é composto por Antônio Henrique, Cláudia Gomes (DEM), Dr. Eron (PDT), Dr. Porto (PDT), Emanuel Acrízio (PP), Gardel Rolim (PDT), Márcio Cruz (PSD), Marília do Posto (PSB), Plácido Filho (PSDB) e Ronivaldo Maia (PT).