A live contou com a participação do presidente do STF, ministro Dias Toffoli; do presidente da ANADEP, Pedro Paulo Coelho; e da vice-presidente institucional, Rivana Ricarte. Foto: Ascom/Anadep.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, participou do webinário “STF e Defensoria Pública no combate ao coronavírus” na noite de segunda-feira (18).

O evento é o primeiro de uma série de seminários organizados pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado nesta terça-feira (19).

“Vamos ao trabalho! Em um momento tão difícil como esse, temos que dar atenção às pessoas mais necessitadas”, conclamou Dias Toffoli na conferência de abertura. Para o ministro, o enfrentamento da pandemia faz com que as pessoas demandem a efetivação dos seus direitos, o que reforça a missão da Defensoria Pública.

“É cada vez mais importante que a Defensoria Pública se organize dentro do sistema de justiça justamente para se preparar para o atendimento da população que vai cada vez mais ficar desempregada e sem ter condições de ter o seu ganha pão no dia a dia. População que terá necessidade dos serviços da Defensoria Pública”, afirmou.

Ao apontar os efeitos colaterais do enfrentamento ao novo coronavírus – como o aumento dos casos de violência doméstica ou o quadro de recessão que se avizinha –, o presidente destacou a importância de uma preparação por parte dos defensores públicos para atendimento dessas demandas que ingressarão no sistema de Justiça.

Entre as principais ações do STF para adaptação às medidas de isolamento social impostas como forma de evitar o contágio pela Covid-19, o ministro citou a ampliação do Plenário Virtual, que julgou um número superior a 400 processos somadas as duas Turmas.

Ao lado do ministro, também participaram da abertura do evento o presidente da Anadep, Pedro Paulo Coelho, e a vice-presidente, Rivana Ricarte.

O Webinário “Defensoras e Defensores Públicos não param” é um evento virtual idealizado pela ANADEP e pela Escola Nacional das Defensoras e Defensores Públicos do Brasil (ENADEP).

Fonte: site do STF e site da Anadep.