Presidente estadual do PSL, deputado Heitor Freire, assina pedido de liminar. Foto: Divulgação.

Após recorrer ao Tribunal de Justiça do Ceará, o PSL encaminhou um pedido de liminar para o Supremo Tribunal Federal (STF) questionando o que chamou de ‘falta de critérios técnicos e científicos para o decreto de lockdown e sua prorrogação’ de iniciativa do governo do Estado.

O documento é assinado pelo presidente estadual do PSL, deputado federal Heitor Freire, e está sob análise da ministra Cármen Lúcia.

O parlamentar questiona a falta de um plano de reabertura do mercado, chamando o decreto de isolamento social de ‘arbitrariedades do Poder Executivo’.

“Estamos até agora esperando o plano de reabertura das atividades prometido pelo senhor Camilo Santana, e nada. Até quando vamos acompanhar, impotentes, as arbitrariedades do Poder Executivo do Ceará? Desde quando só prorrogar isolamento social e lockdown é medida eficiente para conter o avanço do coronavírus? Os números não mentem! Todos os dias o boletim do Ministério da Saúde mostra que o Ceará não sai das primeiras cinco colocações de estados com maior número de infectados e mortos pela Covid-19”, afirmou o deputado.

Fiscalização

Heitor Freire chama de drásticas as medidas adotadas pelo Governo do Estado. “Temos a consciência da necessidade de combater a Covid-19, mas essas medidas devem ser feitas com planejamento e ações efetivas que busquem solucionar o problema sem impor à população cearense decisões tão drásticas. Cadê a fiscalização para impedir aglomerações, para checar o uso da máscara em locais públicos?”, disse o parlamentar, afirmando exigir um plano de retomada da economia.