Previsão de pagamento do auxílio é até junho. Foto: Agência Senado.

O deputado federal Eduardo Bismarck (PDT/CE) é o autor do Projeto de Lei nº 2861/2020, que visa a prorrogação por três meses do auxílio emergencial de que trata o art. 2º da lei 13.982, de 2 de abril de 2020, previsto originalmente para ser pago até junho.

Segundo o parlamentar, a pandemia do coronavírus obrigou governos de todo o mundo a tomarem providências no sentido de auxiliar a todos no combate aos efeitos perversos causados pelo vírus. “A ideia dessas medidas, como a prestação de auxílio do governo à população, aos empreendedores e aos entes federados, é reduzir os impactos negativos dessa crise e evitar o colapso de nossa economia”, afirma

Bismarck alega que, embora meritórias, estas medidas têm encontrado dificuldades para a sua implementação, o que é o caso do pagamento do auxílio emergencial de R$ 600.

“A Caixa Econômica Federal já liberou o pagamento da segunda parcela enquanto ainda há milhões de brasileiros aguardando a análise de seus dados. Ademais, o texto da Lei prevê que o pagamento do auxílio será pago em três parcelas (abril, maio e junho), porém as dificuldades enfrentadas pelos cidadãos – decorrentes da pandemia – persistem, o que exigem a prorrogação da ajuda do governo à população mais necessitada”, conclui o parlamentar, que com a proposição espera estender o pagamento até setembro/2020.