Acrísio Sena também havia cobrado a inclusão de Agentes de Saúde para ajudar no combate ao coronavírus. Foto: Reprodução/TV Assembleia.

O deputado Acrisio Sena (PT), durante a sessão do Sistema de Deliberação Remota da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (13), afirmou ter encaminhado requerimento  ao governador Camilo Santana (PT) e ao secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto, para que profissionais da odontologia possam ser requisitados para trabalhar no enfrentamento à Covid-19.

Acrísio disse ter recebido de diversas entidades ligadas à odontologia cearense um documento para que sejam convocados Cirurgiões e Traumatologistas Bucomaxilofaciais (CTBMF) para atuarem nos hospitais de Fortaleza, municipais e/ou estaduais, no combate à Covid-19. Há mais de 5 mil profissionais nesta especialidade no Brasil, sendo 150 no Ceará.

“Os CTBMF poderiam ajudar em algumas atividades, minimizando assim a carência de pessoal, tais como: medição e avaliação de sinais vitais e monitoramento de pacientes; testagem e triagem de pacientes; gestão de protocolos de biossegurança; tratamento de problemas bucais que possam gerar complicações para pacientes em UTIs; administração de oxigênio, vacinas e medicações, dentre outras”, explicou Acrísio.

O documento é assinado pelo Conselho Regional e Associação Brasileira de Odontologia, Sindicato dos Odontologistas, Colégio de CTBMF e pelos professores de chefes de residências do Ceará.