Heitor Freire, no centro, ao lado de Capitão Wagner e do senador Eduardo Girão. Foto: Divulgação.

O presidente estadual do PSL no Ceará, o deputado federal Heitor Freire, afirmou ao Blog do Edison Silva que ele se mantém como nome para disputar a Prefeitura de Fortaleza.

De acordo com o dirigente, o partido deve lançar chapa completa, com 65 nomes, para a Câmara Municipal, mas não declarou quais são os pretensos postulantes.

O PSL, apesar de ser uma das maiores legendas com representação na Câmara Federal, tem pouca representatividade no Ceará.

Em 2018, o partido elegeu dois deputados estaduais e um federal, porém, André Fernandes e Delegado Cavalcante, os dois estaduais, romperam com Freire e não se sentem parte da agremiação. Já Marcelo Lemos, vereador de Fortaleza, faz parte da base aliada do prefeito Roberto Cláudio do PDT.

Conforme o Blog adiantou, o PSL tende a fechar questão com a candidatura de Capitão Wagner, do PROS, o que deve ser confirmado no próximo mês. As discussões sobre o apoio foram construídas em Brasília, com a direção nacional da sigla. No entanto, Freire ainda tenta se viabilizar como potencial candidato do partido na Capital cearense.

Um dos problemas que ele tende a enfrentar é a falta de apoio político de outras legendas, uma vez que a maior parte das coligações já está previamente definida. Além do candidato governista, apoiado pelo prefeito Roberto Cláudio, e da candidatura de Capitão Wagner, outra que está buscando alianças para uma eventual disputa é a deputada federal Luizianne Lins, do Partido dos Trabalhadores. Isso diminui as chances de Freire de encontrar aliados para sua pretensa postulação.

Freire também era considerado uma das principais lideranças ligadas ao presidente Jair Bolsonaro, no Ceará. No entanto, Bolsonaro se afastou do parlamentar após vazamento de conversa sobre saída do deputado Delegado Waldir da liderança do PSL na Câmara.

Prefeitura

Heitor Freire segue confiante. “Estamos finalizando as chapas nos principais municípios cearenses e, para Fortaleza, vamos lançar chapa completa com 65 candidatos a vereador e sigo como pré-candidato à Prefeitura da capital”, disse Freire.

Segundo ele, o PSL Ceará não parou o trabalho por conta da pandemia de Coronavírus. “Seguimos realizando reuniões virtuais, trabalho e atendimento remotos, lives com apoiadores nas mais diversas cidades entre outras ações”.