Vereador Frota Cavalcante denunciou caso de profissional impedido de realizar exame para Covid-19. Foto: CMFor.

Durante sessão remota deliberativa na Câmara Municipal de Fortaleza, na manhã desta terça-feira (19), o vereador Frota Cavalcante (PSD) denunciou a situação de profissionais da Saúde, que segundo ele, estavam impedidos de realizar teste de verificação da Covid-19, mesmo após serem acometidos com a doença.

O presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), se comprometeu em levar as reclamações ao prefeito Roberto Cláudio.

De acordo com Cavalcante, técnicos de saúde estavam desamparados durante o período de pandemia em Fortaleza. Ele citou o caso de um profissional que teria retornado ao trabalho, depois de 14 dias em isolamento, e não pôde realizar o serviço de verificação da doença.“Nossos técnicos de saúde estão desamparados. É preciso mandar assistência para eles. Eu defendo a administração, mas não posso ficar calado”, disse.

Segundo o vereador, “não é possível que um técnico seja afastado e ao retornar não tenha o direito de fazer um teste para saber se está com coronavírus”, denunciou Frota Cavalcante, do PSD.  “É preciso que haja mais respeito com nossos servidores”, concluiu.

O vereador Plácido Filho (PSDB) afirmou que caso semelhante tem acontecido no Instituto Dr. José Frota (IJF) com funcionários da unidade hospitalar. “É um negócio assustador”, disse o tucano.

Prefeitura

O petista Guilherme Sampaio também destacou que a situação deve ser averiguada pelo Poder Público, uma vez que os profissionais da Saúde são prioridade nos governos, visto que estão na linha de frente no combate aos sintomas de coronavírus. “Essa tem sido uma prioridade dos governos, não é nada extemporâneo. É uma diretriz para que esses profissionais cuidem da população”, disse.

Após ouvir os relatos dos colegas, o presidente da sessão, Antônio Henrique afirmou que iria encaminhar a denúncia para a Prefeitura de Fortaleza a fim de que se averigue o que teria ocorrido nos casos denunciados pelos parlamentares.