A votação foi realizada através de videoconferência. Foto: Reprodução/Zoom.

Os vereadores de Fortaleza aprovaram, nesta terça-feira (26), a antecipação, excepcional, dos feriados de Nossa Senhora da Assunção, comemorado no dia 15 de agosto, para esta quarta-feira (27); e o de Corpus Christi, que deve ser celebrado na quinta-feira (28). A medida, de acordo com a mensagem encaminhada pelo prefeito Roberto Cláudio, tem como objetivo auxiliar o isolamento social na Capital cearense nos próximos dias.

A proposta recebeu 30 votos favoráveis e seis contrários. Aprovada em discussão única, a matéria foi para votação da Redação Final, e em seguida, encaminhada para o Poder Executivo, responsável pela publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

A Ordem do Dia da sessão da Câmara Municipal de Fortaleza, quando os parlamentares iniciam a votação das matérias,  teve início por volta das 11h20, com as presenças de 40 vereadores. Os parlamentares aprovaram o regime de urgência ao projeto do Governo, que foi encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça. A urgência foi aprovada com 36 votos favoráveis e quatro contrários.

A sessão foi retomada às 13h3o com 36 parlamentares presentes. Logo na abertura foi votado requerimento de nota de pesar pelo falecimento da senhora Maria Iracilda, viúva do ex-presidente da Câmara Municipal, o ex-vereador Narcílio Andrade. Em seguida, os parlamentares votaram o projeto de Lei do prefeito Roberto Cláudio.

O vereador Sargento Reginauro, que votou contrário a matéria, afirmou ter se posicionado assim pois seu eleitorado teria rejeitado a medida. O parlamentar ressaltou ainda que as empresas que estão liberadas por decreto a funcionar não foram avisadas a tempo de se prepararem para a antecipação dos feriados.

“De acordo com o público consultado, 68% disseram contrários à antecipação dos feriados. Conversei com autoridades católicas, e o segundo feriado, o de Nossa Senhora da Assunção, coincide com a Caminhada com Maria, que é um evento considerado patrimônio imaterial da cidade. Alguns empreendedores me disseram que terão problema, pela falta de tempo hábil para se adequar à norma, visto que a matéria está sendo votada hoje e a antecipação já é para amanhã”, disse.

Frota Cavalcante (PSD), por outro lado, justificou seu voto favorável à matéria explicando que representantes da Igreja Católica concordaram com a antecipação dos feriados. Michel Lins (Cidadania) seguiu a mesma orientação.

O que funciona?

Supermercados

Comércio continua em horário normal.

Farmácias

Horário normal.

Postos de combustíveis 
Continuam abertos.

Serviços de saúde

As UPAs terão funcionamento normal.

Aulas virtuais

Não haverá aulas online para os alunos de escolas estaduais, em Fortaleza. Os demais municípios devem seguir as atividades normalmente.

Frases

“Lamento, como religiosa, ver que não teremos essa duas comemorações religiosas. Mas entendo que o dia santo não vai deixar de ser santo. Entendo que o momento em que estamos vivendo nos exige sacrifícios de todos os lados”Bá 

“Mais uma vez a Câmara demonstra seu compromisso com a cidade, com as pessoas que estão impossibilitadas de realizar seus trabalhos. Isso já aconteceu em outras capitais, como São Paulo e Salvador”Benigno Júnior

“O Corpus Christi não é um feriado nacional. É facultativo e quem registra esse momento são os estados e municípios. Eu também me preocupei em saber qual era a posição da Igreja. Nós não estamos mudando o que já está consagrado” – Eron Moreira

“A própria Igreja Católica tem se movido pelo bom senso. Nosso arcebispo, Dom José Antônio Aparecido Tosi, tem ido no mesmo caminho. Isso porque o isolamento tem sido a medida mais adequada” – Ronivaldo