Chico Lopes, Eudes Xavier, Ronaldo Martins e Cabo Sabino são apostas dos partidos para o Legislativo Municipal. Foto: Divulgação.

Outrora titulares de cargos de abrangência estadual e regional, ex-deputados federais e ex-deputados estaduais que foram derrotados nas urnas no pleito de 2018 tentarão, na disputa eleitoral deste ano, uma das 43 vagas na Câmara Municipal de Fortaleza. Ex-vereadores também trabalham para retornar às atividades no Legislativo da Capital.

Eleito deputado federal em 2014 com apoio de Capitão Wagner (PROS) e do voto dos militares, Cabo Sabino (Avante) não conseguiu repetir o feito quatro anos depois. Rompido à época com seu líder político, o ex-parlamentar obteve pouco mais de 47 mil votos. No pleito anterior, ele foi o 12° deputado mais bem votado, com mais de 120 mil votos.

Atualmente Vice-presidente do Avante, Sabino pretende obter uma das 43 vagas da Câmara Municipal de Fortaleza. O ex-deputado esteve envolvido na paralisação dos militares, no início deste ano, o que resultou no aumento da criminalidade no Estado, mas não tem condenação judicial que o impeça de ser candidato. Apesar da imagem negativa do movimento, Sabino ainda tem forte apoio dos militares.

Pastor da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), Ronaldo Martins (Republicanos), não conseguiu se reeleger deputado federal em 2018, ainda que tenha obtido mais de 100 mil votos. O parlamentar teve expressiva votação na Capital cearense, e por conta disso, acredita que pode ajudar seu partido a eleger até quatro vereadores.

Puxador de votos

Distante da vida pública desde 2014, quando não foi reeleito para o terceiro mandato, o petista Eudes Xavier deve tentar uma vaga no Legislativo Municipal, apoiado por sua madrinha política, a deputada federal Luizianne Lins (PT).

Outro nome conhecido da política local, que pode ser indicado para concorrer ao pleito deste ano, é o ex-deputado federal, Chico Lopes, do PCdoB. O ex-parlamentar vem relutando do convite do partido, mas a direção da legenda acredita que ele poderá ajudar a aumentar o número de eleitores da sigla, como “puxador de votos”, visto ter histórico político em Fortaleza.

De acordo com informações de um membro do PCdoB, a própria família de Lopes não estaria de acordo com a indicação do nome dele para a disputa. O ex-deputado tem 80 anos.

Também derrotada no pleito de 2018, a ex-deputada federal Gorete Pereira (PL) pode tentar retornar para a Câmara Municipal de Fortaleza, onde iniciou sua carreira politica. De acordo com informações, a ex-parlamentar está cotada para ajudar o Partido Liberal no pleito deste ano.

Votos

Ex-deputados estaduais também estão de olho em uma das 43 vagas na Câmara Municipal de Fortaleza. Já que o pleito deste ano não permite coligação proporcional, eles acreditam que podem ajudar as legendas na obtenção de mais votos. Ex-vereador e ex-deputado, Mário Hélio (Patriota), é um dos que pretendem voltar para a Casa.

Tomaz Holanda, agora no PTC, é outro que tem como meta para 2020 o retorno ao Legislativo de Fortaleza, uma vez que já foi vereador. O petista Antônio Carlos, que chegou a ser líder do então governador Cid Gomes na Assembleia Legislativa, também foi sondado como pré-candidato da sigla para a Câmara  Municipal, assim como o ex-deputado e ex-vereador Paulo Facó (PTB).

Legislaturas

Ferreira Aragão (PDT), que já atuou na Assembleia Legislativa e Câmara Municipal, também pretende retornar para o Legislativo de Fortaleza. A lista de ex-vereadores que vão tentar retornar para ao Legislativo da Capital também é extensa.

Muitos deles não são eleitos há mais de duas legislaturas, outros foram derrotados na disputa eleitoral de 2016. Dentre os nomes estão: Eliana Gomes (PCdoB), Carlinhos Sidou (PTB), Toinha Rocha (Rede), Átila Bezerra (PTB), Valdeck Vasconcelos (PTB), Welington Saboia (PMB), Eulógio Neto (PSB), Marco Auréio (PL), Jorge Vieira (PSDB), Marcus Teixeira (PSDB), Joaquim Rocha (PSDB), Ruthmar Xavier (PL) e Capitão Hamilton Gomes (PMB).

 

Veja a lista:

– Ex-Deputados federais
Cabo Sabino (Avante)
Ronaldo Martins (Republicanos)
Eudes Xavier (PT)
Chico Lopes (PCdoB)
Gorete Pereira (PL)

– Ex-Deputados estaduais
Mário Hélio (PSD/Patriota)
Tomaz Holanda (PTC)
Antônio Carlos (PT)
Ferreira Aragão (PDT)
Paulo Facó (PTB)

– Ex-Vereadores
Eliana Gomes (PCdoB)
Carlinhos Sidou (PTB)
Átila Bezerra (PTB)
Toinha Rocha (Rede)
Waldeck Vasconcelos (PTB)
Welington Saboia (PMB)
Eulógio Neto (PSB)
Alípio Rodrigues (PSB)
Marco Aurélio (PL)
Jorge Vieira (PSDB)
Marcos Teixeira (PSDB)
Joaquim Rocha (PSDB)
Ruthmar Xavier (PL)
Capitão Hamilton Gomes (PMB).