Idilvan Alencar foi secretário de Educação do Ceará. Foto: Divulgação.

A Secretaria de Controle Externo da Educação do Tribunal de Contas da União (TCU) deu parecer favorável ao adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) diante da pandemia de coronavírus.

O relator da representação, ministro Augusto Nardes, no entanto, deu prazo de cinco dias para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame, se manifestar.

O deputado Idilvan Alencar (PDT), um dos autores da representação, espera que “o MEC faça as coisas de forma correta dessa vez, que abra um processo de diálogo com secretarias estaduais, universidades e estudantes”.

Em entrevista ao Blog do Edison Silva, o parlamentar informou que o Ministério da Educação não coloca o interesse dos estudantes como prioridade, cabendo às instituições obrigá-lo a agir corretamente. “Essa foi nossa solicitação ao TCU, que, na instância técnica, acatou nossos argumentos. A educação brasileira agradece”, destacou.

Para o pedetista, a prioridade no momento no Brasil é o combate à Covid-19 “que está matando mais de 500 pessoas por dia. As escolas estão fechadas e as famílias estão se virando como pode. Não podemos permitir que a desigualdade aumente por uma decisão do Governo puramente ideológica, baseada no negacionismo da pandemia”, disse Alencar.

Segundo ele, os estudantes mais vulneráveis não têm acesso à internet, nem a livros em casa, ou um ambiente em casa para os estudos. “Esses são os prejudicados. Não é certo”, frisou. O parlamentar aguarda, agora, a decisão final do Tribunal de Contas da União recomendando a adequação do calendário do Enem.

“Esperamos que o MEC faça as coisas de forma correta dessa vez, que abra um processo de diálogo com secretarias estaduais, universidades e estudantes para achar a melhor data para o exame quando o cenário tiver mais claro. O número de contaminados, número de internações e número de mortes ainda estão em alta no Brasil e não sabemos até onde isso vai. Não tem porque se precipitar e colocar mais pressão e stress sobre as famílias” – (Idilvan Alencar)

A Secretaria de Controle Externo da Educação do Tribunal de Contas da União (TCU) deu parecer favorável ao adiamento das provas. O relator, ministro Augusto Nardes, pediu que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) se manifeste. O parecer atende à representação movida pelos deputados Idilvan Alencar (PDT/CE) e Tulio Gadêlha (PDT-PE) pedindo o adiamento do exame em todo o País.