Segundo o Plano de Retomada da Economia, volta às aulas de forma presencial apenas na última fase planejada de retorno das atividades. Foto: PXhere.

O governador Camilo Santana (PT) anunciou, na tarde desta quinta-feira (28), que renovará o decreto estadual de isolamento social e que o retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino está prevista para final de julho.

Um dos temas mais questionados durante a pandemia, é quando poderão as escolas cearenses voltar a ter aulas presenciais. Recentemente, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE) informou que esperava voltar às atividades dia 17 de junho.

No entanto, Camilo afirmou que o retorno às aulas de forma presencial se será apenas na Fase 4, última prevista no Plano de Retomada. Sendo assim, a previsão mínima é que isso ocorra na segunda quinzena de julho. 

Decisão elogiada

Vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado estadual Acrísio Sena (PT), elogiou a decisão de Camilo quanto às aulas. “Os pais precisam se sentir seguros para enviar seus filhos de volta às atividades escolares. Retorno em junho é uma atitude extemporânea dos donos de escolas”, afirmou.

Acrísio afirmou ainda que, nem mesmo entre os empresários do ramo educacional há consenso sobre o retorno ds aulas. “O sentimento unânime entre os pais enquanto durar a ameaça da Covid-19 é nenhum aluno na escola, todos com vida em casa”, finalizou.