Acrísio Sena diz que os ACS têm contato diário com as comunidades. Foto: ALECE/Arquivo.

O deputado estadual Acrísio Sena (PT) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa do Ceará solicitando que a Secretária da Saúde do Estado (Sesa), através da Escola de Saúde Pública (ESP-CE), capacite os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para atuarem, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), nos municípios cearenses mais atingidos pela pandemia da COVID 19.

Pelos boletins, a ação poderia começar por Fortaleza, Caucaia, Juazeiro, Sobral e Maracanaú, de modo a otimizar a prevenção e o combate à doença, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas. “O contato diário desses profissionais com as comunidades pode reduzir o espaço de tempo entre a identificação do paciente e o início do tratamento, o que minimizará a sobrecarga na rede pública de saúde”, explicou o parlamentar.

Acrísio lembra que os Agentes Comunitários de Saúde, em todo o Brasil, já têm uma larga experiência de política pública, principalmente desde a luta pela redução da mortalidade infantil, depois evoluindo para tratarem de pacientes com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

“Hoje, esses verdadeiros heróis da saúde são chamados, mais uma vez, para um novo desafio. Eu tenho certeza que, com a capacitação e com os equipamentos de proteção individual, e a boa disposição de trabalho, eles darão uma grande contribuição no enfrentamento à pandemia do coronavírus”, concluiu o parlamentar, lembrando haver superlotação de unidades de saúde no Estado, além da sobrecarga dos profissionais nesse período.