Para Queiroz Filho as medidas não devem ser feitas pensando no retorno político-eleitoral. Foto: ALECE.

O deputado estadual Queiroz Filho (PDT) avalia que tanto em nível estadual quanto municipal, ações importantes estão sendo realizadas para tentar minorar os efeitos da pandemia de coronavírus.

No entanto, o parlamentar lamenta que o presidente Jair Bolsonaro está indo na contramão do que seria a proteção das pessoas. Para ele, as medidas adotadas não devem ser feitas pensando em retorno político-eleitoral, mas nos resultados contra a Covid-19.

Segundo o pedetista, no âmbito estadual, o Governo do  Estado, através do governador Camilo Santana, assim como em Fortaleza, através do prefeito Roberto Cláudio, e muitos prefeitos do Ceará, “não têm medido esforços para combater essa pandemia”. Queiroz enumera algumas medidas realizadas, como hospitais arrendados, além da construção de hospitais de campanha, como o do estacionamento do Hospital Geral de Fortaleza, e o no Estádio Presidente Vargas, pela Prefeitura de Fortaleza.

Na avaliação dele, neste período os governantes têm se empenhado para adquirir mais Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs para profissionais da saúde que estão na linha de frente, além da preocupação em manter a merenda escolar dos estudantes da rede pública durante a suspensão das aulas.

O Legislativo do Ceará também foi citado por ele como um dos Poderes que estão realizando esforços para minorar os efeitos da pandemia de coronavírus no Estado. Queiroz lembrou que todos os deputados estaduais, seja de situação ou oposição, doaram individualmente R$ 1 milhão em emendas referentes ao Programa de Cooperação Federativa, totalizando R$ 46 milhões que servirão para o combate à Covid-19.

“Tudo isso vai na contramão do que tem sido feito pelo Governo Federal. Estimular o povo a ir às ruas e demonstrar tamanha indiferença com o número de mortes no País não só é lamentável, é brincar com vidas. O presidente tem se mostrado cada vez mais delirante, vivendo para agradar o seu mundo pequeno, família e filhos”, apontou.

“Seu desgoverno é baseado em factoides, pensando sempre em politicagem, tirando proveito do drama das pessoas que estão sofrendo. Ele não escuta nem mesmo os bons ministros que afirma ter e boa parte deles sequer continua do seu lado” – (Queiroz Filho)

O deputado acredita que ao término da pandemia, governantes que atuaram no combate da doença, instituindo isolamento social mais rígido e apresentando projetos para reduzir os impactos na vida das pessoas sairão maiores desse processo. “Camilo Santana e Roberto Cláudio vão sair ainda maiores, reafirmando a postura de gestores competentes, comprometidos com o trabalho. Eles não estão atuando pensando em futuro político, pois o foco é no presente, é em servir à população e buscar medidas de enfrentamento ao coronavírus”, avaliou.

Sobre as ações do presidente Jair Bolsonaro, o parlamentar destacou que os índices de rejeição de seu Governo, que crescem cada vez mais, “falam por si. O número de pedidos de impeachment que chegam ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, também”. Queiroz Filho disse defender que todas as investigações sejam levadas para os órgãos competentes e a justiça prevaleça.

Cidadãos

“Acima de tudo, tenho uma crença na inteligência do povo. É importante que sejam feitas ações para haver respeitabilidade por parte da população, afinal, os políticos são servidores públicos. O maior retorno que esses nomes podem ter, sem dúvida, é ver suas medidas surtindo efeito prático nas pessoas”, destacou.

Para ele, o trabalho realizado pela classe política não pode ser feito pensando em recepção, mas, sim, nos resultados. “Penso que está passando do tempo para o Fundo Eleitoral ser destinado para outros fins, seja o enfrentamento do coronavírus ou restabelecimento da economia. Nesta realidade que estamos vivendo, a prioridade é diminuir os impactos da Covid-19 na vida dos cidadãos”, defendeu.