Na imagem, o presidente estadual do Novo, Célio Fernando, o João Amoêdo e o pré-candidato Geraldo Luciano. Foto: Divulgação.

O Partido NOVO, uma das menores legendas em atuação no Ceará atualmente, apresentou o nome do executivo Geraldo Luciano como pré-candidato a prefeito de Fortaleza para as eleições municipais deste ano. O postulante chegou a pensar em desistir da disputa, por questões profissionais, mas decidiu apostar em sua postulação.

Além de ser uma agremiação considerada “nanica”, a sigla enfrenta outro problema, a dificuldade em atrair legendas para uma potencial coligação, o que fez suas lideranças se decidirem por uma chapa majoritária “pura”.

Enquanto um eventual nome da base governista deve atrair o maior número de legendas aliadas para sua candidatura, Capitão Wagner (PROS) tende a ficar com a segunda maior coligação em Fortaleza.

Luizianne Lins, nome do PT para a disputa, já dialoga com algumas legendas, e até o pequeno PSOL, indicando o deputado Renato Roseno, também conversa com siglas menores, à esquerda, como vem realizando nos últimos anos.

Enquanto isso, o NOVO não tem dialogado com outras siglas, o que inviabiliza a possibilidade de coligação e de maior participação na propaganda eleitoral em rádio e Televisão. O presidente do partido no Ceará, Célio Fernando, disse ao Blog do Edison Silva que vem conversando com outros partidos que “buscam conviver em sociedade e da melhor forma de encontrar convergência”. No entanto, tais diálogos não têm refletido, por enquanto, em confirmação de alianças concretas para o pleito que se avizinha.

Mas Célio é otimista, e diz que tais conversas não visam apenas uma coligação para a disputa eleitoral, mas poder realizar alianças após uma eventual vitória do NOVO nas eleições municipais. Atualmente, o partido está realizando o processo seletivo a vice-prefeito, ou seja, a agremiação deve ir para a disputa isoladamente.

O grêmio também está concluindo o processo seletivo da segunda turma de pré-candidatos a vereador. “Hoje estamos com uma expectativa de terminar com 16 candidatos a vereador e uma chapa majoritária pura”, confirmou o dirigente. Como o Blog mostrou, em todo o Ceará o NOVO possui apenas 592 filiados em todo o Estado e 443 em Fortaleza.