Nas últimas semanas, deputados evangélicos na AL vem pressionando o governador para reabertura de templos. Foto: Ascom/Gov.Ce.

Diante da pressão que vem sofrendo por parte de lideranças religiosas, o governador do Ceará, Camilo Santana, resolveu incluir no colegiado do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia de Coronavírus, a Comunidade Evangélica Verdadeiros Adoradores (Ceva) e a Regional Nordeste I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Nas últimas semanas, parlamentares da bancada religiosa têm pressionado o governador Camilo para flexibilizar o decreto de isolamento social e solicitado a abertura, com alguns limites, para templos religiosos no Ceará. O ingresso dessas entidades no Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus indica uma maior proximidade do chefe do Executivo com as ideias dos movimentos religiosos no Estado.

No Decreto assinado pelo governador, ele explica apenas a necessidade de promover alterações no Comitê, sem exemplificar que necessidades seriam essas. Nos últimos dias, tanto Camilo quanto o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, têm ouvido as considerações de lideranças religiosas no Estado e na Capital.

Fazem parte do colegiado a Secretaria de Saúde, Casa Civil, Secretaria de Educação, Secretaria de Segurança Pública, da Administração Penitenciária, de Proteção Social, Justiça e Cidadania. São membros convidados: a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Justiça Federal do Ceará, Ministério Público Federal, Prefeitura de Fortaleza, Tribunal Regional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Contas, Defensoria Pública, OAB, UFC, Uece, Anvisa, Aprece, Fiec, Fecomércio, CDL, Acert e agora a Regional NE I da CNBB e a Comunidade Evangélica Verdadeiros Adoradores.

O Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus é presidido pelo secretário da Saúde, Dr. Cabeto. Segundo o Decreto, outros órgãos e instituições poderão ser convidados para participar do grupo. O colegiado tem a missão de encontrar medidas de combate ao coronavírus no Estado do Ceará.