José Sarto anunciou que os testes serão para detecção de coronavírus em servidores, funcionários e assessores. Foto: Reprodução/TV Assembleia.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Sarto (PDT), anunciou nesta quinta-feira (21), durante sessão remota, que está em fase de conclusão processo de aquisição de testes rápidos para detecção de contaminação por coronavírus para servidores da Casa.

O objetivo é preparar as condições de retorno gradual às atividades a partir de quando forem flexibilizadas as regras de isolamento social no Ceará e em Fortaleza.

Ele ressaltou que não há definição de data para a retomada das atividades presenciais, uma vez que o relaxamento das normas de distanciamento depende da evolução do quadro da pandemia no Estado. De acordo com Sarto, se for confirmada a tendência de desaceleração da transmissão da Covid-19, é importante que a Assembleia esteja preparada para, gradualmente, voltar a receber servidores zelando por sua segurança.

“Estamos em vias de concluir a aquisição de testagem rápida para servidores, funcionários e assessores, vislumbrando que, em dez dias ou pouco mais, já começaremos uma flexibilização de reuniões e quantidade maior de pessoas na Assembleia”, afirmou Sarto.

Durante sua fala, o presidente do Parlamento solicitou que a 1ª Secretaria organize junto aos gabinetes uma lista de assessores prioritários para fazerem a testagem. Segundo Sarto, a retomada gradual das atividades ocorrerá seguindo as recomendações das autoridades de saúde do Estado e do Município, de forma supervisionada, evitando aglomeração indevida.