O presidente da Câmara disse que Márcio Martins não iria constranger seus demais pares. Foto: Reprodução/Zoom.

Na última sessão remota deliberativa realizada pela Câmara Municipal de Fortaleza, que antecipou os feriados religiosos para esta semana, chamou a atenção o “puxão de orelha” que o presidente da Mesa Diretora, Antônio Henrique (PDT), deu no vereador Márcio Martins (PROS), que cobrava mais empenho dos seus pares na fiscalização do Governo. O chefe do Legislativo da Capital pediu mais respeito do opositor com o trabalho dos demais membros da Casa, e lembrou a Martins que nem sempre o seu pleito será corroborado pelos demais colegas de Parlamento.

Antes da fala de Henrique, Martins chegou a dizer que cobraria dos demais vereadores a assinatura para instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para fiscalizar os atos da gestão durante a pandemia de coronavírus em Fortaleza. “O Márcio disse que a Câmara precisa fazer o trabalho dela, que é fiscalizar. Vossa excelência pode estar fazendo o seu trabalho, mas cada um dos 43 vereadores tem compromisso com o povo dessa cidade. Nenhum dos vereadores está deixando de cumprir com suas responsabilidades”, disparou o presidente.

“Vossa excelência pode estar querendo comparar seu trabalho com o dos demais colegas, mas não tenho dúvidas, pois tenho acompanhado o trabalho de cada um e sei da produção de cada um. Um exemplo é uma sessão como essa que estamos realizando mesmo no período de isolamento social”, argumentou Antônio Henrique.

O parlamentar lembrou ainda ao colega que vem acompanhando o trabalho de todos os membros da Casa, e quando necessário, cobrado empenho de cada um dos vereadores. “Talvez vossa excelência esteja querendo o que alguns não queiram. Vossa excelência disse que queria ver os 43 vereadores assinando o pedido de CPI. Vossa excelência não pode querer que os outros façam o que você quer. Pode pedir, mas não queira constranger seus colegas, dizer que se não assinarem, não estão cumprindo seus obrigações”.

Márcio Martins até tentou se explicar, pediu a palavra, pois em sua avaliação, Henrique havia distorcido o que ele teria dito. No entanto, o presidente da sessão não permitiu que o opositor se explicasse. “Podemos fiscalizar o Executivo e, se necessário for, assinar o pedido de CPI. Não é dessa forma que vai conquistar a assinatura dos vereadores. Não estou vendo nenhum tipo de suspeita de que o Governo esteja roubando o dinheiro público. O que estou vendo é nossos governantes lutando para salvar o maior número de vidas possível”.

Antônio Henrique não permitiu que nenhum vereador se pronunciasse após sua fala e encerrou a sessão daquele dia. Ele completou dizendo que zela pela Câmara Municipal de Fortaleza e pelo trabalho de todos os 43 vereadores, sejam eles da base governista ou da bancada de oposição. “Cada um faça seu trabalho de acordo com sua consciência”, concluiu.