Mário Guimarães Neto é o segundo desembargador do TJ-RJ a ser afastado em menos de duas semanas. Foto: Ascom/AMAERJ.

O ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça, determinou o afastamento, por 90 dias, do desembargador Mário Guimarães Neto, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, informou o jornal O Globo. O processo corre em segredo de justiça.

O magistrado é investigado por corrupção e lavagem de dinheiro e foi alvo de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (17).

Em acordo de delação premiada, o ex-presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Rio (Fetranspor), Lélis Teixeira, o acusou de ter recebido R$ 6 milhões, por meio de sua mulher, para atuar em um processo de interesse da entidade.

Após ser citado na delação de Teixeira, o desembargador Guimarães Neto afirmou que não poderia ter decidido em favor da federação, uma vez que a Prefeitura do Rio fez nova licitação para as linhas de ônibus da cidade.

Em 9 de abril, o também desembargador Siro Darlan, do TJ-RJ, foi afastado de suas funções por 180 dias, por decisão do ministro Luis Felipe Salomão, do STJ. Ele é investigado por suposta participação em esquema de venda de decisões judiciais.