Proposta será votada novamente nesta segunda-feira (20) no Senado. Foto: Agência Senado.

A partir de emenda apresentada pelo senador Tasso Jereissati (PSDB) – durante a primeira votação no Senado – os taxistas foram contemplados com o auxílio emergencial de R$ 600 durante a pandemia do novo coronavírus. Devido as alterações feitas pela Câmara dos Deputados o texto volta ao Senado para nova votação nesta segunda-feira (20).

Sobre a ampliação do benefício, Tasso Jereissati destacou a importância da aprovação na Câmara, em especial pela necessidade do auxílio aos taxistas e outras categorias.

Na Câmara, foram acrescentados novos trabalhadores informais que terão direito ao auxílio, entre eles, vendedores porta a porta, esteticistas, agricultores familiares, quem atua na economia solidária e pescadores artesanais que não recebam o seguro-defeso.

Conforme o substitutivo aprovado pelos deputados, qualquer pessoa provedora de família monoparental receberá duas cotas do auxílio emergencial (R$ 1.200) ‒ antes isso era restrito às mães chefes de família. O texto também veda que instituições financeiras responsáveis pelo pagamento efetuem descontos a pretexto de recompor saldos negativos ou saldar dívidas preexistentes dos beneficiários.

Com informações da Assessoria do Senador.