A entrega do hospital está prevista para o dia 15 de abril. Cada bloco contará com 51 leitos, divididos em 12 enfermarias. Foto: Ascom/PMF.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, visitou, neste sábado (04), as obras do hospital de campanha que está sendo construído no Estádio Presidente Vargas, dentro da estratégia de enfrentamento e prevenção à Covid-19. O hospital já conta com 35% das obras concluídas, tendo sido levantada a área onde funcionará a administração, laboratório, farmácia e setor de desinfecção dos profissionais.

A entrega do hospital está prevista para o dia 15 de abril. Cada bloco contará com 51 leitos, divididos em 12 enfermarias. No total, serão 204 leitos de média complexidade. O equipamento contará com estrutura lateral que poderá ser ampliada em mais 102 leitos, alcançando 306, caso seja necessário.

Durante a visita, o prefeito, que cumpriu quarentena após testar positivo para o coronavírus, falou sobre os desafios no enfrentamento e sobre as ações de manutenção da saúde, assistência social e econômica, desenvolvidas pela Prefeitura.

“Neste momento, a gente pede que a solidariedade e o sentimento de humanidade sejam os maiores valores. Temos, às vezes, diferença de credo, de ordem política, mas nada pode nos separar. Somos um só povo, uma só cidade. Temos que estar conectados para proteger e salvar vidas. A responsabilidade pessoal, a cidadania e o compromisso de cuidar da sua saúde e do outro tem que estar acima de qualquer coisa, sendo muito importante que todos protejamos a saúde de todos em Fortaleza”, declarou o prefeito.

Medidas de enfrentamento e prevenção

Roberto Cláudio informou que a rede de Unidades de Pronto atendimento (UPAs) terá ampliação de 140 leitos, que serão entregues até o final de abril. Ele também declarou que o objetivo é tornar a torre do IJF2 em espaço de referência no tratamento à doença, com 145 leitos de UTI até o final de abril e, ao longo de maio, mais outros 30, alcançando uma estrutura com 175 leitos.

Segundo o prefeito, na próxima semana, deve chegar um lote de 15 mil testes comprados pela Prefeitura de Fortaleza para detectar a enfermidade, além de uma aquisição realizada pelo Governo Estadual. Ainda segundo Roberto Cláudio, a expectativa é que sejam gastos mais R$ 190 milhões com a saúde este ano, fora os recursos já programados.

Política de Proteção Social, Alimentar e Econômica

Para diminuir o agravamento da crise social e econômica, a Prefeitura está implantando uma política de suporte nutricional a 341 mil famílias, que estão recebendo cestas básicas.
Roberto Cláudio abordou, também, as medidas anunciado na última sexta-feira (03), que busca apoiar 22.500 trabalhadores autônomos, como feirantes, ambulantes, permissionários, artesãos e artistas populares que receberão garantia básica de subsistência, por pelo menos dois meses (abril e maio), no valor de R$ 100.

Roberto Cláudio anunciou, ainda, que nesta segunda-feira (06) lançará um novo conjunto de medidas de ordem fiscal e tributária que atende as necessidades de outros setores econômicos da Capital.

Fonte: Ascom/PMF.