Reunião ocorreu por meio de videoconferência com o objetivo foi compartilhar com toda a equipe as informações que vêm sendo realizadas no Município. Foto: Ascom/PMF.

prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, realizou, por meio de videoconferência, na manhã desta sexta-feira (24), reunião do secretariado da Prefeitura, quando tratou do quadro e das ações preventivas e de assistência com relação ao coronavírus. O objetivo foi compartilhar com toda a equipe as informações sobre o que vem sendo realizado no Município para o combate à Covid-19.

A reunião também serviu para indicar como as secretarias, que não estão diretamente ligadas às ações de prevenção e combate ao coronavírus, podem se engajar no trabalho educativo de conscientização da população sobre a importância do isolamento social para prevenir casos da doença.

Logo no início do encontro, a secretária de Saúde, Joana Maciel, fez uma apresentação sobre os dados epidemiológicos, o trabalho de fortalecimento e readequação da rede municipal de saúde, incluindo o balanço da ampliação de leitos.

Em seguida, o secretário de Governo, Samuel Dias, destacou as medidas de proteção social e de apoio econômico que a Prefeitura de Fortaleza está realizando para atender os mais vulneráveis. Só com o programa de segurança alimentar já foram distribuídos mais de R$ 5 milhões de alimentos.

Outros temas debatidos na reunião trataram das ações de fiscalização, higienização e de educação nos bairros, assim como o andamento de obras, o funcionamento dos serviços públicos em período de calamidade e as atividades do Comitê de Controle, Transparência e Governança que acompanha todos os processos de contratação por parte da Prefeitura.

A reunião tratou, ainda, de uma avaliação sobre os serviços essenciais como limpeza pública, sistema de transporte público e a assistência social no apoio às famílias das vítimas da Covid-19, como também as campanhas solidárias de doações e o trabalho de atenção psicossocial.

O prefeito Roberto Cláudio aproveitou para agradecer a todos que, direta ou indiretamente, têm atuado para minimizar as consequências da pandemia. “Nós estamos muito felizes com os resultados do trabalho da nossa equipe até aqui e queremos, ainda mais, estimular os atos de generosidade com a cidade, e nenhum deles é maior do que a gente estimular o cumprimento ao isolamento social”, ressaltou o prefeito.

“Mais do que nunca nós precisamos estar unidos, construir as soluções para esse problema de escala global, entendendo que o interesse coletivo é, agora, maior do que todos os interesses pessoais. Nós não podemos nos deixar cair numa armadilha que está dividindo o País em ideias doentias de quem não tem consciência de uma maior valorização da vida humana”, fortaleceu.

Para o prefeito, o estímulo deve ser à solidariedade e à defesa da vida. “Aqui em Fortaleza e no Ceará, nós estamos construindo, junto com a população, a percepção de que estamos unidos no que de melhor existe como proposta para defender a vida e prestar a melhor assistência à nossa gente. Nós temos consensos científicos que precisam ser respeitados. As evidências científicas têm sido sempre a base das nossas políticas públicas de saúde. E não queremos ser presunçosos, parecermos donos da razão, mas temos que olhar para as evidências científicas porque elas nos garantem a possibilidade da melhor assistência possível. E é isso que vamos buscar incansavelmente enquanto durar essa pandemia”, concluiu o prefeito Roberto Cláudio.

Fonte: Ascom/PMF.