Os tucanos, vereador Plácido Filho e o ex-deputado Francisco Caminha, conversam com Jorge Pinheiro (ao centro) sobre o pleito deste ano. Foto: Miguel Martins.

Depois de 15 anos, o Partido da Social Democracia Brasileira, o PSDB, volta a ter dois vereadores na Câmara Municipal de Fortaleza. Isso porque, além de Plácido Filho, a agremiação filiou, agora, o vereador Jorge Pinheiro, que foi eleito em 2016 pelo Democracia Cristã (DC), antigo PSDC.

O parlamentar chegou a anunciar durante sessão remota deliberativa, na terça-feira (31), que não era mais membro do DC, e que, portanto, não poderia falar em nome da liderança do partido. Pinheiro já se filiou ao PSDB, e atuará ao lado de Plácido Filho na Câmara Municipal.

No início da atual legislatura, Plácido Filho fazia parte da bancada de oposição, mas no ano passado se alinhou à base governista do prefeito Roberto Cláudio, inclusive, fazendo parte de reuniões do grupo. Jorge Pinheiro, por sua vez, sempre foi aliado da gestão, e espera continuar ao lado do Governo, agora que estreia no ninho tucano.

A última vez em que o PSDB teve dois vereadores no legislativo municipal de Fortaleza foi durante a legislatura que se iniciou em 2005, quando Idalmir Feitosa e Augustinho Moreira atuaram pela legenda. Em 2008, o partido elegeu apenas um vereador, o pastor da Igreja Universal, Carlos Dutra. No pleito seguinte, em 2012, Dutra foi reeleito pela sigla tucana.

Já em 2016, Plácido Filho foi eleito com pouco mais de 5 mil votos pela legenda do PSDB.

Ao Blog do Edison Silva, o vereador Idalmir Feitosa chegou a dizer que pensou em retornar para a agremiação, mas foi convencido do contrário por seus correligionários. Feitosa deve ingressar no PSD.

Com o eventual lançamento da candidatura do ex-deputado estadual Carlos Matos à Prefeitura de Fortaleza, o PSDB espera eleger até dois vereadores para a Casa Legislativa, neste caso Jorge Pinheiro e Plácido Filho, que tentarão reeleição no pleito de outubro próximo.