Reunião virtual do prefeito Roberto Cláudio com lideranças comunitárias dos bairros da Capital. Foto: Ascom/PMF.

A Prefeitura de Fortaleza começa nesta quarta-feira (29) a entrega de cestas básicas  – incluindo máscaras de tecido nos kits – para os beneficiários do programa Bolsa Família que não possuem crianças matriculadas nas escolas municipais.

Também serão contemplados os taxistas, motoristas de transportes escolares e motoristas de aplicativos que atuam exclusivamente no ramo. Serão mais de 130 mil pessoas beneficiadas.

As pessoas cadastradas serão orientadas ao longo desta semana, via mensagem de celular, acerca da data, do horário e do local da retirada do benefício.

A informação é do prefeito Roberto Cláudio que esteve reunido, por videoconferência, com lideranças comunitárias com o objetivo de explicar à população o cenário atual da Covid-19 e como está sendo feito o trabalho em áreas da periferia da Capital que estão a exigir maior engajamento e cumprimento do isolamento social.

A reunião contou com a participação da secretária municipal da Saúde, Joana Maciel; e do coordenador de Vigilância Epidemiológica da SMS, Antônio Lima Neto (Dr. Tanta); e do secretário de Governo, Samuel Dias; além de outros membros da Prefeitura.

As reuniões foram divididas em cinco áreas que integram bairros em situações críticas com relação à transmissão do novo coronavírus:

  • Grande José Walter (José Walter, Planalto Ayrton Senna e Cidade Jardim);
  • Área Mucuripe (Serviluz e Vicente Pinzón);
  • Área Grande Barra (Barra do Ceará, Cristo Redentor, Monte Castelo, Pirambu e Álvaro Weyne);
  • Área Bom Jardim (Bom Jardim, Granja Lisboa, Granja Portugal e Siqueira);
  • Área Grande Aerolândia (Alto da Balança/Lagamar, Joaquim Távora, São João do Tauape e Aerolândia).

De acordo com o prefeito, “este é um momento crítico para essas áreas da cidade e é muito importante que líderes comunitários que têm força e influência, com capacidade de convencimento, com argumentos que têm credibilidade, para que mexam com a cabeça daqueles que ainda não entenderam a seriedade do que está acontecendo. É muito importante que, neste momento, vocês possam agir para ajudar a nossa gente”, destacou Roberto Cláudio.

Outro ponto importante das reuniões foi o reforço para que a população procure o serviço de saúde precocemente. “Esta epidemia é caracterizada por UTIs lotadas e emergências vazias. As pessoas têm demorado a procurar os serviços, então, aqueles pacientes que são de grupo de risco, na presença de qualquer sintoma, mesmo que seja sintoma leve, qualquer sintoma gripal, deve procurar um postos de saúde”, orientou a secretária de Saúde do Município, Joana Maciel.

Disseminação de informações verídicas e convencer os moradores do perigo das aglomerações dentro das comunidades, será o trabalho dos líderes comunitários que estiveram presentes às cinco reuniões.

De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica da SMS, Dr. Antônio Lima Neto, “as comunidades têm que ser o foco do nosso trabalho porque só assim teremos sucesso nas ações de controle de novos casos da doença”.

O prefeito Roberto Cláudio reforçou a importância do isolamento social como sendo a maneira mais eficaz no combate ao novo coronavírus.

Com informações da Ascom/PMF.