O decreto foi assinado pelo prefeito Roberto Cláudio. Foto: Ascom/PMF.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciou, nesta quinta-feira (09), durante transmissão ao vivo nas redes sociais, a criação, via decreto, do Comitê de Controle Interno, Transparência e Governança para acompanhar e orientar os atos de governo neste período de pandemia do coronavírus, aumentando ainda mais os cuidados com a legalidade e a eficiência na aplicação dos recursos da Prefeitura.

O Comitê é presidido pela titular da Controladoria Geral do Município (CGM), Luciana Lôbo, e conta ainda com a participação da Procuradoria Geral do Município, Chefia de Gabinete, e das Secretaria de Governo, Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Educação e Saúde.

A atuação será direcionada para o acompanhamento das decisões dos órgãos da Prefeitura envolvidos em questões, como por exemplo, a flexibilização e a celeridade dos prazos para as aquisições de equipamentos como respiradores.

Na ocasião, o Prefeito também enfatizou a importância do isolamento social, reforçando a mensagem, pelo momento do feriado da Páscoa, de que é preciso evitar a ida a outras cidades e a formação de aglomerações nos bairros da Capital.

Ele lembrou, ainda, que já estão em vigor as operações de fiscalização realizadas pelas equipes da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), Guarda Municipal, Defesa Civil e AMC, com o apoio dos Agentes de Cidadania e Agentes de Endemias, com a finalidade de abordar e orientar a população para prevenir a transmissão e o contágio pelo coronavírus.

“Nada é mais sagrado que a vida da gente e a dos outros. É preciso ter consciência, e a melhor forma de prevenir é garantir o isolamento temporário, o distanciamento das pessoas na rua e evitar sair de casa, a não ser por algo extremamente necessário. Já temos confirmação da Covid-19 em praticamente todos os bairros”, lembrou.

Com informações da Ascom/PMF.