Capitão Wagner ao lado dos novos aliados do partido Republicanos. Foto: Miguel Martins.

Partidos que fazem oposição à gestão do prefeito Roberto Cláudio, e que devem estar alinhado à uma eventual candidatura do deputado federal Capitão Wagner (PROS) à Prefeitura de Fortaleza já estão com suas chapas proporcionais praticamente consolidadas. As agremiações vão apostar em quadros “puxadores de votos” para tentar eleger o maior número possível de candidatos no pleito de outubro próximo.

O PROS, partido do pré-candidato a prefeito Capitão Wagner, já está com chapa proporcional completa, de 65 pretensos postulantes, o que deve ser apresentado até sábado (04), data-limite para que os candidatos estejam com a filiação aprovada pelo partido e tenham domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam concorrer ao pleito.

Além dos três vereadores de mandato – Sargento Reginauro, Márcio Martins e Julierme Sena – também devem disputar vaga na Câmara Municipal de Fortaleza o candidato derrotado ao Governo do Estado em 2018, Hélio Gois; o ex-tucano Pedro Matos, o ex-vereador Marcelo Mendes, o presidente do Sindicato dos Vigilantes do Ceará, Daniel Borges; Bruno Mesquita, ligado ao ex-deputado estadual Roberto Mesquita, além de outros.

Já o Republicanos tem na figura do ex-deputado federal Ronaldo Martins seu maior expoente para a disputa deste ano em Fortaleza. Presidente do partido, o dirigente obteve mais de 50 mil votos no pleito de 2018, quando não conseguiu se reeleger para a Câmara Federal. O parlamentar contará com o apoio de entidades religiosas, em especial da Igreja Universal do Reino do Deus (Iurd), da qual já foi pastor. Atualmente, o partido conta com 50 nomes na chapa que vai disputar as eleições deste ano.

O PSC vai apostar na densidade eleitoral de Priscila Costa para eleger ao menos dois vereadores no pleito de outubro. A vereadora se candidatou a deputada federal em 2018, obtendo mais de 48 mil votos, sendo 21 mil somente em Fortaleza. A agremiação já completou os 65 nomes aptos para a disputa eleitoral.

Postulantes

O Podemos é outro partido de oposição que já completou o número de pré-candidatos para as eleições municipais em Fortaleza.

Já o Avante, até o momento, tem 55 postulantes aptos a disputarem o pleito vindouro. Cabo Sabino, que liderou paralisação de militares na Capital no mês de fevereiro, é a aposta da legenda.

De acordo com Capitão Wagner, outros três partidos estão tendo suas chapas formadas a partir da contribuição da oposição na Capital cearense. Segundo ele, essas legendas devem apoiar seu nome na disputa deste ano em Fortaleza. No entanto, o parlamentar evitou citar o nome desses partidos para evitar que as negociações sejam prejudicas.

Nas eleições deste ano não haverá coligação proporcional (vereador), e cada legenda disputará o pleito isoladamente. A chapa completa para a eleição de vereador em Fortaleza pode chegar até 65 candidatos, por cada partido.