Evaldo Lima é um dos vereadores de Fortaleza que sabem fazer uso dessas ferramentas em tempos de pandemia. Foto: Reprodução/Facebook.

Com o surgimento do novo coronavírus no dia a dia da população fortalezense, vereadores da Câmara Municipal têm buscado novas alternativas para  aproximação com bases eleitorais. O uso das redes sociais, através das chamadas “lives”, têm sido uma das principais ferramentas de dialogo entre o parlamentar e o público-alvo.

Desde meados de março que políticos estão evitando realizar eventos com muitas pessoas, para evitar as aglomerações, conforme estipulado por decreto estadual e municipal. No entanto, muitos dos parlamentares da Capital cearense, por temor de perder o contato com potencial eleitorado, buscam novas formas de comunicação.

Para uma melhor interação, os vereadores realizam lives com convidados, que falam sobre temáticas diversas e que reforçam o poder da informação neste momento. Eles têm realizado inúmeras transmissões, quase que diariamente, nas redes sociais, deixando o cidadão conectado com tudo que acontece na cidade.

“As lives têm sido um mecanismo importante de conversa e aproximação das pessoas nesse período de isolamento social. E os convidados, cada um na sua área, trazem um tema importante para a vida das pessoas nesse momento de pandemia”, informou o vereador Gardel Rolim (PDT).

Outro adepto deste tipo de interação com a população é o vereador Evaldo Lima (PCdoB), que já há algum tempo, realiza diálogo com seus eleitores através do programa “Dialogando”, que possui nas suas plataformas digitais. “Diante deste quadro de isolamento em decorrência do coronavírus, vejo que lives cumprem ainda mais o seu papel e nos manter conectados numa distância física que é aliviada pelos encontros virtuais”, destacou.

Comunicação

Durante a quarentena, as edições estão sendo feitas todas por videoconferência, com a participação do público através das caixas de comentários contribuindo para o diálogo. “As lives são ferramentas agregadores de ideias, afetos, e também plataformas poderosas para mobilização, por isso acho uma tendência que cada vez mais se consolida na comunicação de todos nós”, afirmou.

Para Iraguassu Filho (PDT), a utilização das redes sociais “têm sido maior, mais intensa, e a live é um canal de comunicação importante principalmente da classe política com a população”.

“Eu, particularmente, tenho utilizado para levar informações, para tirar dúvidas sobre benefícios, para orientar a população, principalmente as pessoas em situação de vulnerabilidade que têm tido mais dificuldade de acessar o benefício, e que não tem conseguido trabalhar, não tem conseguido renda. Então eu acredito que é um canal extremamente importante e que deve ser utilizado após esse momento de pandemia” (Iraguassú Filho)

Conforme o Blog do Edison Silva mostrou na edição de quinta-feira (23), a pandemia de coronavírus frustrou muitos pré-candidatos ao Governo Municipal desse ano, visto que, além de interferir na condução de encontros com potencial eleitorado, tende a alterar a data para realização das eleições de outubro. O mesmo ocorre com os vereadores de Fortaleza, sendo que a quase totalidade deve tentar a reeleição.

Eleitores

Alguns dos vereadores sabem utilizar bem essas novas ferramentas, sendo que alguns foram até eleitos pelo poder das redes sociais. Outros, porém, com características mais conservadoras, ainda não atentaram para esta nova realidade, o que pode ser cobrado deles mais na frente. Conforme o Blog apurou, muitos possuem contas nas mídias sociais, sendo que nem todos fazem uso diário ou tentam proximidade com seus eleitores através dessa ferramenta.