STF não pode atuar em conflito interpretativo de normas regimentais do Congresso Nacional, entendeu Lewandowski. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados.

Cabe ao próprio Poder Legislativo avaliar se um determinado ato da Câmara dos Deputados fere ou não o Regimento Interno da Casa. Do contrário, viola-se o artigo 2º da Constituição da República, segundo o qual os três Poderes da União são “independentes e harmônicos entre si”.

Com esse entendimento, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, negou seguimento a um mandado de segurança que pedia liminarmente que a votação da chamada “PEC do Orçamento de Guerra” (PEC 10/2020) fosse votada novamente, após a confecção de relatórios e justificativas previstas pelo Regimento.

O texto foi aprovado em dois turnos pela Câmara dos Deputados, sofreu alterações no Senado e, por isso, voltou para a câmara baixa.

O mandado de segurança foi impetrado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que alegou que havia “vício formal” na tramitação da proposta, por “ausência de justificação”. Além disso, sustentou que os meios de votação remota “excluem a necessária participação dos cidadãos”.

Na decisão, da noite desta segunda (13), o ministro considera que o parlamentar buscou questionar judicialmente a interpretação dada pela Câmara dos Deputados aos dispositivos do seu Regimento Interno.

O ministro aponta que a jurisprudência do STF está pacificada no sentido de que “impede ingerência do STF em matéria de âmbito estritamente doméstico do Legislativo”.

No caso, ele afirma que o ato impugnado “cinge-se ao conflito interpretativo de normas regimentais do Congresso Nacional, de cunho interna corporis, que escapam, pois, à apreciação do Judiciário”.

Clique aqui para ler a decisão
MS 37.059

Fonte: site ConJur.