Brigas paroquiais entre aliados também dificultam unidade da base na Assembleia Legislativa. Foto: Ascom/ALECE.

A pandemia de coronavírus no Ceará, para além dos problemas causados nas áreas da Saúde e da Economia do Estado, também tem motivado rusgas entre membros da base governista de Camilo Santana na Assembleia Legislativa. O líder do Governo na Casa, o deputado Júlio César Filho (Cidadania), reconhece a existência de insatisfação de alguns governistas, mas destaca que os aliados da gestão mantêm unidade, pelo menos quando da votação de matérias de interesse da população.

O primeiro deputado a pular fora da base governista, ainda no ano passado, foi Carlos Felipe, do PCdoB. Como não concordou em apoiar a Reforma da Previdência proposta pelo Governo, o parlamentar deixou o grupo dos aliados da gestão. De acordo com Júlio César Filho, porém, David Durand, do Republicanos, já havia manifestado intenção de deixar o arco de aliança de apoio a Camilo e se alinhar com a oposição.

Durand, porém, tem um posicionamento menos atuante no Plenário 13 de Maio, o que, inclusive, dificulta a avaliação sobre de que lado o parlamentar está no Legislativo Estadual. No entanto, o presidente da legenda no Ceará, o ex-deputado federal Ronaldo Martins, salientou que o partido não está mais na base de sustentação do Governo na Assembleia.

Além desses, a base também tem sofrido com as pressões praticadas pela bancada religiosa, em especial os evangélicos que querem que os templos religiosos no Estado sejam abertos. Pelo decreto do governador Camilo Santana, aglomerações estão proibidas, dentre elas, aquelas praticadas por líderes religiosos.

Júlio César Filho tem sido pressionado quase que diariamente por Dra. Silvana (PL) e pelo Apóstolo Luiz Henrique (PP) para que haja flexibilização por parte da gestão estadual com relação às igrejas. Também da bancada religiosa, Walter Cavalcante (MDB), não faz parte do grupo dos insatisfeitos com o decreto governamental. Silvana integra a Igreja Assembleia de Deus, enquanto que Luiz Henrique é presidente da Igreja do Senhor Jesus, em Fortaleza, e Walter Cavalcante é católico.

Além da insatisfação de alguns deputados da base, o Governo tem que lidar também com parlamentares aliados que são adversários políticos em suas bases eleitorais, o que dificulta alguns entendimentos. Na tarde desta quarta-feira (29), durante sessão remota deliberativa, após embate entre Osmar Baquit (PDT) e André Fernandes (PSL), o deputado Leonardo Araújo (MDB) criticou a postura do pedetista, afirmando que Baquit tem praticado “ataques” contra deputados não só da oposição, mas também da base.

Recentemente, Araújo e Baquit protagonizaram uma das cenas mais lamentáveis da Assembleia, quase que partindo para as vias de fato. A confusão teve início após críticas de Leonardo à deputada Patrícia Aguiar (PSD), outra governista. Essa é outro motivo que acaba por inviabilizar a unidade da base do governador Camilo Santana na Assembleia Legislativa.

Segundo Júlio César Filho, a insatisfação dos deputados é constante, “principalmente por termos uma base de deputados tão grande em que alguns deles são adversários em suas bases eleitorais”. Segundo ele, porém, até o momento, somente dois deputados deixaram a bancada de aliados do governador Camilo Santana na Assembleia.

Rompimento

“A questão dos dois deputados da bancada evangélica, que ainda são da base, é insatisfação com relação aos templos fechados, porque eles também são cobrados por suas igrejas. Eles conversam comigo quase que diariamente, mas se o governador liberar a abertura das igrejas, muito mais gente vai morrer. Daqui a alguns dias, o governador deve iniciar a liberação por setores e as igrejas também entrarão na reabertura”, disse Júlio César Filho.

O parlamentar disse ainda que não acredita, a priori, que a insatisfação dos deputados da base possa resultar em rompimento com o Governo do Estado. “É uma insatisfação. Agora, para evoluir para um rompimento, o caminho é longo. A Dra. Silvana rompeu em Fortaleza com o prefeito Roberto Cláudio, mas isso não tem nada a ver com o governador. O Apóstolo Luiz Henrique, até agora, está alinhado com o Governo do Estado”, apontou.

Oposição

Ele destacou também que o importante é o apoio aos projetos do Governo, principalmente, aqueles que dispõem sobre a redução dos efeitos da pandemia de coronavírus na vida da população. Quanto a isso, o parlamentar afirmou que todas as propostas oriundas do Executivo têm recebido apoio quase que integral de todos os deputados, sejam da base governista ou de oposição.