Arte: Ascom/Gov.CE.

O Governo do Estado do Ceará publicou no site oficial nota de esclarecimento sobre registro de óbitos por Convid-19 no Ceará em respostas ao que chamou de fake news noticiado pela deputada federal Carla Zambelli (PSL/SP) na entrevista à Rádio Bandeirantes.

Leia a Nota:

“Diante das declarações levianas e inconsequentes proferidas pela deputada federal Carla Zambelli, na Rádio Bandeirantes, na última quarta-feira (29), o Governo do Ceará aproveita para estabelecer a verdade em relação ao que disse a parlamentar.

Conforme Débora Nunes de Melo, diretora-geral do Serviço de Verificação de Óbitos Dr. Rocha Furtado (SVO), todos os óbitos acontecidos no Ceará são registrados e numerados em controle unificado pelo Ministério da Saúde, o Sistema de Informação de Mortalidade.

Assim que uma declaração de óbito é liberada pelo médico no SVO, três vias deste documento são impressas. Uma fica no próprio SVO, outra no município e a terceira com familiares e respectivas funerárias para emissão de Registro de Óbito cartorial e procedimentos para enterro.

Portanto, não há como uma morte não ser registrada.”

Fonte: Ascom/Gov.CE.