Priscila Costa em diálogo com o líder do Governo, Esio Feitosa. Foto: CMFor.

A diminuta bancada oposicionista na Câmara Municipal de Fortaleza ganhou mais uma aliada durante o processo de “janela partidária”, que se encerrou nesta sexta-feira (03). A vereadora Priscila Costa, até então no PRTB, migrou para o PSC e deve fazer oposição à gestão do prefeito Roberto Cláudio. Apesar disso, a base governista é composta por 35 dos 43 membros da Casa Legislativa, maioria absoluta.

Bolsonarista, a parlamentar é dos poucos vereadores na Casa que fazem defesa do presidente da República, Jair Bolsonaro. Aliás, Costa é a mais ferrenha defensora das ideias do chefe do Executivo nacional. Inicialmente, ela tinha como objetivo ingressar no “Aliança pelo Brasil”, porém, como a sigla não conseguiu as assinaturas necessárias para receber o aval do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o pleito deste ano, Priscila resolveu se filiar ao PSC.

No ano passado outra vereadora deixou a base governista de Roberto Cláudio para se somar à bancada de oposição na Casa. Larissa Gaspar, que tinha um posicionamento mais independente na Câmara, resolveu retornar para o Partido dos Trabalhadores (PT), após fusão do PPL (por onde se elegeu) com o PCdoB. A parlamentar havia iniciado sua carreira política na sigla petista. Ela faz coro ao lado de Guilherme Sampaio e Ronivaldo.

Fazem, ainda, parte da oposição na Câmara Municipal os vereadores Sargento Reginauro, Julierme Sena e Márcio Martins, todos do PROS, e ligados ao deputado federal Capitão Wagner. Tanto PT quanto PROS pretendem lançar candidaturas próprias ao pleito eleitoral deste ano.

Unidade

Por outro lado, o vereador Plácido Filho (PSDB), que fazia oposição à gestão mudou de lado, e agora é visto em reuniões da base governista. Recém ingresso na sigla tucana, Jorge Pinheiro afirmou que permanecerá na base. Apesar de atuar de forma independente na Casa, Odécio Carneiro (SD) não se considera um vereador da oposição. Assim como Priscila Costa, Carneiro é defensor da gestão do presidente Jair Bolsonaro.

A oposição na Câmara Municipal de Fortaleza, apesar de ter ganho um aliado, segue sem unidade. Isso porque parte da bancada é petista, aliada do governador Camilo Santana, enquanto a outra, bolsonarista, está alinhada com o pré-candidato a prefeito de Fortaleza, deputado federal Capitão Wagner.

E+

Oposição ao prefeito Roberto Cláudio

PROS

Julierme Sena, Sargento Reginauro, Márcio Martins

PT

Guilherme Sampaio, Ronivaldo, Larissa Gaspar

PSC

Priscila Costa.