Governador afirma haver uma disputa internacional pelos aparelhos. Imagem: Reprodução/Facebook.

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), afirmou que o Estado não tem medido esforços para que os 700 respiradores adquiridos de uma empresa chinesa cheguem o mais rapidamente possível.

O chefe do Poder Executivo estadual afirmou, durante transmissão ao vivo nas redes sociais, na tarde desta terça-feira (21), que teve uma conversa com o embaixador da China no Brasil, assim como com a cônsul chinesa em Recife. Ele garantiu está em constante contato com o Itamaraty e com diplomatas na China para tentar agilizar a chegada desse material, que foi pago antecipadamente (exigência do vendedor). “Há uma verdadeira disputa internacional por esses respeitadores”, afirmou.

Camilo espera que, com a chegada dessa remessa, possa seguir ampliando o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na Capital e no Interior. Ele comemorou que o Estado ultrapassou nesta terça-feira (21) a marca de 300 UTIs públicas em funcionamento.

A meta, explicou, é chegar aos 556 leitos de UTI em um mês. “Esperamos inaugurar ainda amanhã (22) mais 16 UTIs em Fortaleza e outras 14 no Interior”, adiantou.

“Diante da gravidade e complexidade dessa pandemia, temos buscado agir de forma rápida, disponibilizando os recursos necessários para a ampliação de nossa rede de saúde pública. O desafio é grande, mas iremos enfrentar e vencer”, afirmou otimista.

Ocupação

Camilo Santana afirmou que a ocupação dos leitos de UTI públicos é hoje de 75% na Capital, local de grande parte dos casos da Covid-19 no Estado. “Semana passada estávamos chegando ao limite da capacidade na Capital, mas conseguimos novos 53 leitos de UTI nos últimos 5 dias. Hoje, são 91 leitos de UTI somente no Hospital Leonardo da Vinci, que começou com apenas 30”, explicou.

Isolamento

O governador destacou novamente a importância de a população entender a necessidade do isolamento social, para frear o crescimento do número de contaminações. Ele voltou a explicar que a decisão de ampliar o decreto de isolamento se deu ouvindo especialistas no assunto, com foco maior em salvar vidas.